Sumários

La tortuga de Darwin: ciência e espectáculo

5 Dezembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e análise da peça de Juan Mayorga: a estipulação de dois principais modos de construção de saber encarnados nas figuras do historiador e do médico, denunciados nos seus propósitos e métodos abusivos; a emergência de um terceiro modo de tratar o “desconhecido” através da sua apropriação numa lógica de espectáculo e de lucro económico – o espectáculo “científico-musical” La tortuga de Darwin.

Entrega do primeiro teste corrigido. Breve correcção oral do exercício, e considerações sobre os desempenhos dos alunos.


La tortuga de Darwin, de Juan Mayorga: evolução, ciência, história e memória

30 Novembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

A peça La tortuga de Darwin, de Juan Mayorga, e o jogo com a ideia de “evolução” entendida tanto no domínio biológico como histórico; a organização da intriga dramática com base no desafio à distinção entre sujeitos e objectos de conhecimento, e entre o saber histórico e o conhecimento científico; o questionamento dos modelos de representação historiográfica e a ideia de memória histórica. Leitura e comentário de passos relevantes.


De Machado de Assis a Juan Mayorga

28 Novembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Ainda o estudo de “O alienista”, de Machado de Assis, e a consideração do desenlace da intriga: o triunfo do protagonista, da sua teoria sobre “a loucura”, e da sua autoridade “científica”; o tom caricatural da narrativa e a implícita denúncia da imperfeição deste triunfo. Leitura e comentário de passos relevantes.

O eco das teorias científicas do século XIX no teatro do século XXI: introdução ao estudo da peça La tortuga de Darwin, de Juan Mayorga (2008). A especificidade do texto dramático e a presença crescente, no teatro do século XX, das temáticas científicas e dos dilemas éticos emergentes. Breve referência ao estudo Science on Stage, de Kirsten Shepherd-Barr (2006).


«O alienista»: ciência, loucura e perfeição

23 Novembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Continuação do estudo de «O alienista» a partir do visionamento e comentário de imagens do par Dom Quixote / Sancho (convocado na novela) e de figurações da “loucura” seja de Dom Quixote seja do Alienista.

Leitura e análise do desenvolvimento narrativo da novela de Machado de Assis: as teorias do Alienista sobre a doença mental e sobre o equilíbrio dos indivíduos; a ciência como “investigação constante” susceptível de revisão; o cruzamento entre faculdades cognitivas, princípios morais e capacidades de relacionamento social na perspectivação irónica de um modelo de perfeição humana, ou de criador inumano.

Calendarização das apresentações orais dos trabalhos de investigação em curso para os dias 7, 12 e 14 de Dezembro.


«O alienista», de Machado de Assis

21 Novembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Início do estudo da novela «O alienista», de Machado de Assis (in Papéis Avulsos, 1882): a representação ficcional de um olhar sobre a ciência e os cientistas no final do século XIX; o protagonista como “sábio” e a permanência da sua autoridade e do seu poder no desenrolar da intriga. Apreciação da perspectiva irónica que estrutura a narração: os elementos de construção do protagonista ridículo, e a instabilização da seriedade dos acontecimentos narrados; as alusões intertextuais e as imagens quixotescas. Leitura e comentário de passos relevantes.