Sumários

Teoria da Literatura: noções e questionamentos

21 Setembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Recuperando o poema e o cartoon da aula anterior, desenvolveu-se reflexão e discussão sobre a definição da Teoria da Literatura enquanto campo disciplinar ou área de estudos, e enquanto modo de construir um entendimento sobre fenómenos literários e artísticos.

Breve perspectivação histórica dos Estudos Literários: a Poética e a Retórica da Antiguidade Clássica; a Filologia do século XIX; o desenvolvimento de um pensamento sistemático sobre a literatura nas primeiras décadas do século XX, e a institucionalização do campo de estudos.

Leitura e comentário da tábua de conteúdos do volume Theory of Literature, de René Wellek e Austin Warren (1948): o questionamento da “natureza” e das “funções” da arte literária; a distinção entre estudo “extrínseco” e estudo “intrínseco” da literatura.


Apresentação e calendarização de actividades

19 Setembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Apresentação de objectivos, programa, bibliografia e metodologia da unidade curricular. Explicitação do tópico orientador do programa: as relações entre literatura e saber.

Breve referência às obras de leitura integral obrigatória: Pedro Calderón de la Barca, La vida es sueño (1636); Mary Shelley, Frankenstein (1818); Machado de Assis, O alienista (1882); Jorge Luis Borges, Ficciones (1944) e El Aleph (1949); Juan Mayorga, La tortuga de Darwin (2008).

Fornecimento do calendário pormenorizado das aulas e indicação das modalidades de avaliação: dois testes (14 de Novembro e 19 de Dezembro), e um trabalho individual a desenvolver ao longo do semestre em etapas estipuladas, com apresentação oral e entrega por escrito em Dezembro; será ainda valorizada a participação oral, regular e pertinente.

Indicação da hora de atendimento: 6.ª feira, 15.00-16.00, na sala de cultura espanhola.

Elaboração, pelos estudantes, de um breve comentário escrito a partir do poema “Lavoisier”, de Carlos de Oliveira, e de um “cartoon” sobre os riscos da leitura “sem treino”.