Sumários

La vida es sueño, de Pedro Calderón de la Barca

12 Outubro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Ainda o contexto artístico e cultural da Espanha do século XVII, e os diferentes casos de questionamento das noções de representação e teatralidade. Visionamento e comentário de imagens relevantes.

Leitura e análise de La vida es sueño, de Pedro Calderón de la Barca: o desenvolvimento da intriga dramática em torno da descoberta de identidades – Rosaura e Segismundo, e a importância de “saber quem sou”; a figura do sábio Basílio e a sua relação com o saber, entre a ousadia do conhecimento sobrehumano e a humildade da experimentação.

 

 


Realidade, representação e saber: de Borges a Calderón de la Barca

10 Outubro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Recapitulação das questões tratadas até ao momento a partir do comentário do texto “Del rigor en la ciencia”, de Jorge Luis Borges (in El Hacedor, 1960):  a relação entre mapa e território, ou entre representação e realidade, como problema central à existência pessoal e colectiva; a busca de conhecimento e a construção de saber como processo de “rigor” e método, mas que na sua aspiração à “perfeição” pode conduzir seja à duplicação do real seja ao esquecimento de que a representação é uma construção.

Introdução o estudo da peça La vida es sueño, de Pedro Calderón de la Barca (1636): o contexto cultural e artístico do teatro espanhol do “Siglo de Oro”, e os princípios compositivos da “comedia nueva”.


Jorge Luis Borges, «Tema del traidor y del heroe»

3 Outubro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Ainda os esclarecimentos metodológicos e o acesso aos materiais de leitura no “elearning”.

Leitura e comentário do conto “Tema del traidor y del heroe”, de Jorge Luis Borges (in Ficciones, 1944): a explicitação do processo e dos elementos de composição narrativa, e a relação entre a pesquisa e a elaboração do relato historiográfico; o desdobramento da figura autoral e o questionamento da responsabilidade sobre o que se conta; a sugestão quanto à inevitável implicação do leitor ou investigador futuro na trama ficcional que resulta da construção da obra de arte. A relação complexa entre saber, juízo crítico e tomada de decisão.


Jorge Luis Borges, «La busca de Averroes»

28 Setembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Esclarecimentos metodológicos e bibliográficos; indicação dos documentos disponíveis na página de elearning da ULisboa em que os estudantes se devem registar.

Início do estudo de figurações literárias de processos de pesquisa e construção de saber, de acordo com o tópico organizador do programa da UC. Breve recapitulação e consideração crítica de noções centrais dos estudos literários: os modos de representação literária, os géneros literários, e os elementos estruturadores de uma narrativa; o jogo meta-ficcional.

Leitura e comentário do conto “La busca de Averroes”, de Jorge Luis Borges (in El Aleph, 1949): o relato da “busca” conceptual e filológica empreendida por Averroes e o papel do contexto e do universo de referências do pesquisador; a especificidade dos mecanismos de representação e as diferenças entre “referir/contar” e “mostrar/encenar”; a questão das “derrotas”, ou das descobertas equívocas, nos diversos campos do saber; introdução da figura autoral nos parágrafos finais e a sugestão de implicação entre realidade e representação, e entre criador e criação, na arte e na ciência.


Teoria da Literatura: questões actuais

26 Setembro 2018, 16:00 Ângela Fernandes

Ainda o retrato do campo disciplinar da Teoria da Literatura presente no volume de Wellek e Warren, e o seu confronto com os índices seja de Literary Theory. A Very Short Introduction, de Jonathan Culler (1997), seja da antologia Global Literary Theory, org. Richard J. Lane (2013).

A progressiva descrição da Teoria como campo de reflexão sistemática sobre práticas de comunicação e interacção social que extravasam o universo do literário ou do artístico. A presença de um olhar tendencialmente auto-questionador e auto-irónico na Teoria da Literatura contemporânea.

Indicação de alteração da sala de aula às sextas-feiras: passará a ser a sala 2 do Departamento de Estudos Clássicos.