Sumários

Morte Suspensa

1 Junho 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Apresentação de alguns tópicos para a leitura de Morte Suspensa, de Maurice Blanchot. 1. a importância das imagens e das imagens dobradas (auto-reflexivas): a centralidade da imagem da morta, na primeira parte da narrativa, e da sua sobrevivência, dando lugar aos simulacros na segunda parte.
As figuras dos duplos: Colette, Simone e Nathalie, duplos de J.
As metamorfoses do narrador que comprometem a estabilidade de um ponto de vista sobre a matéria da narativa.
A narrativa da narrativa: o que sobrevive do acontecimento que a desencadeia na sua transformação temporal e figural.


Maurice Blanchot: Morte Suspensa

30 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

As diferenças entre a "narrativa" e romance em Morte Suspensa e no ensaio de Blanchot "Ao Encontro do Imaginário" ( O Livro por Vir, 1955): a voz narrativa, os tempos em sobreposição ou a descontinuidade temporal.  A "narrativa paradoxal" : o relato do não acontecido. A "lei da narrativa": o desaparecimento do autor e do presente no interior do seu relato.


Teorias Miméticas e Pragmáticas da arte.

25 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Aula consagrada à preparação dos alunos  para a realização de um dos elementos de avaliação. Sobre a necessidade de distinguir entre Aristóteles e os aristotélicos. A distinção, estabelecida por M.H. Abrams (1954) entre teorias miméticas e pragmáticas da obra de arte.
A dupla definição de "mimesis" que na segunda metade do século XVIII sustenta a ideia de imitação dos antigos e a do "original genius" como o que "descobre" na natureza os seus temas.
Da "Bela Natureza"  (Charles Batteux, 1747) ou um modelo extraído da natureza : mimesis e verosimilhança. 


Morte Suspensa

23 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Considerações prévias sobre Blanchot e sobre a obra a estudar, Morte Suspensa (1948). O "récit" a a sua especificidade: a problematização temporal e a conversão da linearidade da narrativa numa narrativa da narrativa. A voz narrativa.

As duas partes da narrativa. Tentativa de explicação para o modo como se articulam essas duas partes  em torno de algumas figuras: a da morte e do luto mas também a das imagens que nascem de um desaparecimento prévio. A morte como figura da auto-reflexividade do texto.



Holder de Holderlin

18 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Hölderlin em Llansol. Da leitura à escrita: a escrita-leitura. Sua diferença relativamente às noções de intertextualidade e de intertexto. "Voz narrativa" versus "narrador". A "cena-fulgor": uma teoria da imagem preparada longamente no texto de Maria Gabriela Llansol que desfaz as categorias da narrativa tradicional.