Sumários

Holder de Holderlin

16 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Continuação do estudo de Holder de Holderlin de Llansol. Leitura de um texto de O Senhor de Herbais sobre a "narratividade" do "texto orgânico" e sobre a impossibilidade da [sua] interpretação.
Entrega de trabalhos e conversa com os alunos sobre trabalhos em curso.


Holder de Holderlin

11 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Alguns aspectos da figuração em Llasoll: a utilização de certos nomes de figuras históricas (Münzer, Nietzsche. Giordano Bruno ou Hölderlin] para construir um outro-mundo que seja simultaneamente um lugar da memória e  utopia. Da leitura não canónica da História da Europa a partir de uma divergência com a cultura dominante de determinados períodos históricos,da Idade Média,  do Renascimento, do Iluminismo e em função de determinadas "geografias espirituais" (Llansol).  A "constelação da luminosidade"  a que pertence  Hölderlin (Barrento, 1984).


Hölder de Hölderlin: escrita-leitura

9 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Escrita-leitura em Maria Gabrilela Llansol. A textualidade contra a narratividade. A organicidade do texto: um dispositivo contra o realismo e a verosimilhança.
Leitura de passos de O Senhor de Herbais (2000) em paralelo com passagens de Hölder de Hölderlin aí comentadas.


Hölder de Hölderlin

4 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Início do estudo do texto de Maria Gabriela Llansol, Holder de Holderlin. Considerações prévias sobre a autora e o seu trabalho no interstício entre os géneros e do questionamento das noções de Obra e de Autoria ou de Escrita e de Leitura na suposição de uma interrelação dessas categorias.
Considerações sobre o que une o texto ficcional, autobiográfico e crítico a propósito do comentário da autora ao seu texto Hölder de Hölderlin em O Senhor de Herbais - Breves ensaios literários sobre a reprodução estética do mundo, e as suas tentações.


O questionamento da mimese

2 Maio 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Novos temas e  novas formas de representação. Breve referência aos manifestos futuristas e, em particular, ao de Kasimir Malevich, "Do Cubismo e do Futurismo ao Suprematismo", de 1915.  Conclusão da leitura do conto de Céu em Fogo, "Asas", na pesrspectiva apontada no sumário da aula anterior.