Sumários

O canónico e o popular na história dos géneros.

14 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Géneros não representados na teoria dos géneros que se constitui a partir das poéticas da Antiguidade reconduzidas na Idade Média e sobretudo na Época Clássica. O caso do romance, segundo Bakhtine. A actualidade e a contingência de que o  romance  tira a sua "matéria" por oposição com o o poema épico  que diz respeito ao "passado absoluto" (Goethe).


Aristóteles, Mimese e Catarse

9 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de algumas passagens da Poética de Aristóteles sobre a tragédia e o trágico. A centralidade da fabula e a noç ão de catarse. Plauto e Terêncio, aspectos de um  teatro não aristotélico e considerações sobre a nossa dificuldade em o entender.


Os géneros em Aristóteles

7 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Aristóteles : um sistema de géneros obtido pelo cruzamento de categorias: os modos, os meios e os objectos de imitação. A reabilitação da noção de mimese, princípio que está na base de toda a literatura. Emitação e estilos de imitação.  Aristóteles e a redução operada no "sistema" aristotélico pelos aristotélicos dos séculos seguintes. Alguns princípios clássicos cunhados a partir da Poética: a nocão de verosimilhança, o "dulce et utile". Porque razão mimesis não se deve traduzir por imitação, mas sim por ficção  (Genette).


Aristóteles. Poética

2 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

 A Poética de Aristóteles. Poética e Retórica. Aspectos da composição do tratado. Referência à sua importância, através dos tempos. As várias entradas da Poética no Ocidente.
Poiesis e Mimesis,
Leitura de algumas passagens incidindo sobre essa questão.


Platão e o teatro

28 Fevereiro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

A sociologia da representação. Leitura de um texto de Platão sobre os problemas relacionados com a imitação do que não deve ser imitado.  Os dois tipos de argumentos usados por Platão contra a poesia, nos seus vários "géneros", e em particular,  o teatro; o argumento gnoseológico e o argumento moral.