Sumários

A Écloga quinhentista portuguesa

6 Abril 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

A importância da viagem a Itália empreendida por dois dos nossos autores de quinhentos pelo contacto que permitiu com uma nova mentalidade e as novas formas, em particular os versos em medida nova, e o poema pastoril aprendido com a Arcádia de Sanazzaro. Particularidades da écloga quinhentista portuguesa, de Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro. Leitura e comentário de excertos de éclogas atendendo, entre outros aspectos, à estrutura dialogada que apresentam, ao bucolismo e aos temas. Os temas amorosos de Bernardim e os temas sociais e filosóficos de Sá de Miranda.


O modo Pastoral

4 Abril 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Caracterização, com Paul Alpers, do pastoral como um modo, na origem de vários géneros, da comédia, à écloga, ao romance pastoril.  A tradição da écloga. Os precursores Teócrito e Virgílio. A Arcádia. Leitura da primeira écloga de Virgílio nas Bucólicas. Aspectos inovadores de Virgílio relativamente ao seu antecessor, Teócrito: a humildade do canto pastoril é uma falsa humildade, uma vez que são temas das éclogas questões de ordem filosófica, social e política. O poeta e os pastores-enunciadores:  o "eu" do poeta assume um encobrimento para fins poéticos. Pessoa: Alberto Caeiro, o bucólico e o pastoril.


Géneros, modos e formas fixas

23 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Esclarecimento de dúvidas e questões colocadas pelos alunos.
A distinção Modo/Género. O carácter necessariamente geral e vago do Modo. Os Modos são interpenetráveis. O carácter histórico dos géneros.
Sobre o modo pastoral (Alpers); Tentativa de definição a partir de uma "história significativa" constituída com base nos textos das poéticas de Rapin e de Fontenelle.
Sobre o modo pastoral como o que torna possíveis certas imagens e representações recorrentes nos vários géneros nele compreendidos.


Modos, géneros e formas fixas: o caso da lírica.

21 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

A lírica ausente dos textos de Platão e Aristóteles. A afirmação da Poética de Aristóteles no Ocidente a partir da segunda metade do século XVI até à segunda metade do século XVII. A concepção tripartida dos modos literários inclui desde essa altura a lírica (Genette). A definição da lírica nas Tablas de Casares, como "imitação de conceitos" (Idem). O contributo de Petrarca e dos petrarquistas. A introdução da medida nova em Portugal. A dupla influência dos cancioneiros medievais e do dolce stil nuovo  nos poetas quinhentistas, em particular Camões.



Romance e dialogismo

16 Março 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Dialogimo e tipos de discurso: o discurso carnavalesco, a Menipeia e o Romance. (Kristeva/Bakhtine).
O romance  que se constituiu a partir desta tradição: Rabelais, Swift e Voltaire.
A épica como uma forma de narrativa não dialógica versus o romance dialógico. Características deste último segundo Bakhtine.