Sumários

Apresentações orais – 1

4 Dezembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência assistida na aula anterior: os condicionamentos políticos às práticas culturais e artísticas  no contexto espanhol em meados do século XX.

Início da apresentação oral dos trabalhos de investigação individual em curso: exposição de três estudantes e comentário em grupo.


Conferência: “Portugal en la castellana. Redes transnacionales en la prensa literaria franquista del medio siglo"

29 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Conferência do investigador Javier Domingo Martín (Universidad Complutense de Madrid): “Portugal en la castellana. Redes transnacionales en la prensa literaria franquista del medio siglo”.

Entrega dos primeiros testes corrigidos.

 


A Espanha do século XX: a literatura e a memória histórica

27 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Ainda a leitura e comentário de La Ruta de Don Quijote, de Azorín: a questão da “loucura” quixotesca aliada à paisagem manchega; a sugestão final de um “idealismo” que ultrapasse o fracasso e se concentre na acção futura.

Breve referência aos principais desenvolvimentos da situação política e social da primeira metade do século XX em Espanha: os anos da República, o desenrolar da Guerra Civil e o estabelecimento do regime franquista. Início do estudo do conto “La lengua de las mariposas”, de Manuel Rivas (1995): a representação literária da memória da guerra civil e do franquismo, no final do século XX.


Orientação dos trabalhos individuais

22 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Conversa individual com os estudantes sobre os seus trabalhos de investigação em curso.

Indicações ao grupo sobre a preparação das apresentações orais (15 minutos, nos dias 4, 6 e 11 de Dezembro, segundo calendário já disponível no elearning) e sobre a elaboração dos trabalhos escritos (entre 3000 e 3500 palavras, a entregar no dia 20 de Dezembro). Explicitação de alguns princípios metodológicos para o desenvolvimento da investigação individual: pesquisa, organização de conteúdos e referenciação bibliográfica.



Azorín, La ruta de Don Quijote

20 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Entrega, pelos estudantes, do plano de trabalho revisto.

Os autores da Generación del 98 e a busca de elementos constitutivos de uma identidade nacional espanhola: o olhar para as pessoas, as paisagens e o passado histórico. A revisitação, em 1905, do romance Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e a ponderação sobre a Espanha no relato de viagens La Ruta de Don Quijote, de Azorín.

Início da leitura e comentário de passos de La Ruta de Don Quijote: a descrição dos “pueblos” de La Mancha, e a relação entre a paisagem e o temperamento dos habitantes; as referências literárias cervantinas, o confronto entre o passado e o presente, e as imagens de estagnação e decadência.