Sumários

Una puesta en escena de El Perro del hortelano

9 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Palestra sobre «Una puesta en escena de El Perro del hortelano: Helena Pimenta (2016)» pelo doutorando Javier Domingo Martín, da Universidad Complutense de Madrid, em temporada de investigação na FLUL.

 


El Perro del Hortelano: “honor”, dilemas e enganos

4 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Breve conversa com os estudantes sobre a escolha de tópicos de investigação para o trabalho individual.

Leitura e análise de passos da “comedia” El Perro del Hortelano: a intriga amorosa e as normas de relacionamento social que guiam as personagens; as alusões ao provérbio citado no título e a caracterização da protagonista e dos seus dilemas em termos de desumanização/animalização; a invenção de uma identidade como forma de atingir a “igualdade” social.

Visionamento de fragmentos do filme El Perro del Hortelano, realizado por Pilar Miró (1995): a presença da memória do teatro clássico no panorama cultural espanhol da contemporaneidade.


El Perro del Hortelano, de Lope de Vega

2 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Ainda a pintura de Diego Velázquez e a reflexão sobre a história de Espanha e sobre os processos de representação; observação e comentário de obras dos últimos anos do pintor, nomeadamente  Las Meninas, o La Familia de Felipe IV.

Início do estudo da “comedia” El Perro del Hortelano, de Lope de Vega: a estrutura da sociedade espanhola no início do século XVII e os seus ecos nas intrigas das produções da “comedia nueva”; a questão da honra no centro de El Perro del Hortelano.

 


Diego Velázquez

27 Setembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Recapitulação das questões introduzidas na aula anterior e esclarecimento de dúvidas: o teatro e a teatralidade na perspectivação do universo cultural espanhol. Breve reflexão sobre os conceitos organizadores do estudo da Cultura Espanhola nesta UC: as diversas faces do binómio aparência-essência e a sua relevância e valor relativo na cultura ocidental.

O universo social e político da Espanha do século XVII, e a reflexão sobre a arte na pintura de Diego Velázquez (1599-1660): observação e comentário de obras representativas dos vários temas tratados pelo pintor; discussão das imagens da nação espanhola visíveis nomeadamente na pintura histórica Las Lanzas, o La Rendición de Breda (1635).


Siglo de Oro, teatro e teatralidade

25 Setembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

O panorama histórico e geopolítico em que se inscreve a emergência e a consolidação da identidade cultural espanhola, nos séculos XVI-XVII. O “Siglo de Oro” e o esplendor artístico da Espanha no contexto europeu.

O papel central do teatro na estruturação da cultura espanhola do “Siglo de Oro”. Identificação das principais características do espectáculo teatral na época: os “corrales de comedias” e a profissionalização das companhias; a complexidade dos espectáculos e a heterogeneidade do público; a distinção entre teatro religioso e profano, e a noção de “comedia”. Leitura e comentário de fragmentos da poética «Arte Nuevo de Hacer Comedias en Este Tiempo», de Lope de Vega (1609): as características da “comedia nueva”, a importância do “gosto” do público, e os princípios de variedade e adequação na composição dramática.

A obra de Lope de Vega e a especificidade da “comedia” El Perro del Hortelano.