Sumários

A pintura de Francisco de Goya

25 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Entrega, pelos estudantes, do plano escrito do seu trabalho de investigação individual.

Leitura e comentário de passos do ensaio “La Ilustración española”, de Francisco Aguilar Piñal: a figura do “ilustrado” como agente de mudança na sociedade espanhola da segunda metade do século XVIII.

A pintura de Francisco de Goya e o retrato da Espanha do seu tempo: o olhar sobre ambientes e costumes populares nos “cartones para tapices”; a perspectiva satírica nas gravuras dos Caprichos; o retrato do poder em La familia de Carlos IV; os ecos dos acontecimentos sociais e políticos das primeiras décadas do século XIX; a Guerra da Independência e as representações de El dos de mayo de 1808 e El tres de mayo de 1808. Visionamento e comentário de diversas obras do pintor, e menção ao ensaio “La España de Goya: panorámica histórica”, de Carlos Seco Serrano (disponível na plataforma de elearning).

 


A Espanha do século XVIII

23 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Conversa com os estudantes sobre o seu tema de trabalho individual: esclarecimento de dúvidas e aconselhamento quanto aos tópicos de pesquisa escolhidos.

Breve panorama da evolução política, social e cultural da Espanha ao longo do século XVIII: a mudança dinástica e o reinado de Felipe V; a progressiva difusão dos princípios da “Ilustración”, o despotismo ilustrado e a governação de Carlos III; a viragem para o século XX, o domínio napoleónico e os confrontos militares. A diversidade das representações artísticas destes contextos de mudança: início do visionamento e comentário da obra do pintor Francisco de Goya.


Não houve aula

18 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Não houve aula devido à deslocação da docente para leccionar nas Universidades de Alicante e Murcia.


Não houve aula

16 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Não houve aula devido à deslocação da docente para leccionar nas Universidades de Alicante e Murcia.


Do Siglo de Oro à Ilustración

11 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Comentário da palestra da aula anterior: a análise dos espectáculos teatrais e os recursos para o estudo do teatro clássico espanhol; a encenação de El perro del hortelano de Helena Pimenta e as formas de dar a ver as questões em torno do binómio aparência/essência; a importância da palavra como meio de construção de realidade.

Ainda o desenlace de El Perro del Hortelano, de Lope de Vega, e os modos de construir, no teatro, um olhar crítico sobre os valores da sociedade espanhola dos “Siglos de Oro”: a felicidade do desenlace, a aceitação da mentira e a preservação das aparências; a comicidade e o questionamento implícito da ordem social triunfante. Leitura e comentário de passos do ensaio “Lope de Vega y el Barroco: la degradación por el honor”, de Javier Herrero.

Breve referência às transformações políticas e culturais na viragem para o século XVIII: a dinastia do Borbones e a “Ilustración”.