Sumários

Generación del 98

15 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Correcção oral do primeiro teste; recapitulação das questões tratadas até ao momento.

As transformações políticas, sociais e culturais na Espanha do final do século XIX e início do século XX: a crise de 1898, as indagações sobre a identidade nacional e a proclamação da necessidade de uma regeneração colectiva. Os intelectuais da “Generación del 98: criação artística e intervenção cívica. Visionamento e comentário de algumas imagens relevantes.



Primeiro teste

13 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Primeiro teste escrito.

Calendarização da elaboração progressiva do trabalho individual: entrega das propostas escritas de trabalho (revistas) no dia 20 de Novembro; apresentações orais entre 4 e 11 de Dezembro, segundo calendário estabelecido com os estudantes.


As ambiguidades da “Ilustración” e as artes

8 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Ainda o comentário da peça La comedia nueva, de Leandro Fernández de Moratín: a discussão em torno das relações familiares e o problema da educação feminina; a intervenção cívica dos intelectuais “ilustrados”; o triunfo da ordem social de fundo rural, e o ensinamento explícito no desenlace da peça.

Reflexão sobre o conflito latente entre os princípios da “Ilustración” e os valores liberais emergentes na Espanha do final do século XVIII; consideração do problema tal como se surpreende no teatro de Leandro Fernández de Moratín e na pintura de Francisco de Goya. Leitura e comentário de um excerto do ensaio “In Moratín’s café”, de Edward Baker: a representação artística das ambiguidades do Despotismo Iluminado.

Esclarecimento de dúvidas relativas ao primeiro teste escrito.


Conferência de Jon Kortazar

6 Novembro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Conferência do Professor Jon Kortazar (Universidade do País Basco) sobre o sistema literário basco e o caso do romance Bilbao-New York-Bilbao, de Kirmen Uribe (2008), analisado na perspectiva dos processos de autoficção e de transversalidade ideológica. 


Leandro Fernández de Moratín, La Comedia Nueva

30 Outubro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Estabelecimento de uma NOVA DATA para o primeiro teste escrito, por acordo com os alunos: o teste realizar-se-á na quarta-feira, dia 13 de Novembro.

A evolução do universo teatral espanhol ao longo do século XVIII: a coexistência da tradição dramatúrgica seiscentista e das experiências neoclássicas; os intuitos didácticos do novo teatro e os princípios reformadores da “Ilustración”.

A reflexão sobre o teatro e o retrato social em La comedia nueva, o El Café, de Leandro Fernández de Moratín; identificação das questões artísticas e sociopolíticas na base da intriga da comédia: a estreia da peça de teatro e a teatralidade dos comportamentos dos frequentadores do café. Leitura e comentário de passos relevantes.

Entrega das primeiras versões dos planos de trabalho corrigidos: indicações gerais sobre formas de aperfeiçoar os planos apresentados; conversa individual com os estudantes sobre as suas propostas.