Sumários

Relativsätze mit Präpositionen

3 Fevereiro 2020, 14:00 Jasmin Mbambo

1. Gunnars Buchverkauf


2. Relativsätze mit Präpositionen

3. Horoskope

4. "nämlich" 
Beispiele:
a. Sandro hatte eine schlechte Note im Test. Er hat nämlich nicht gelernt
—> nämlich=denn: verwendet man hier, um etwas zu begründen, was man vorher gesagt hat

b. Nächste Woche, nämlich am Dienstag, fahren wir in den Urlaub.
—> nämlich=und zwar/genauer gesagt: verwendet man hier, um etwas genauer zu definieren, was man vorher gesagt hat




Hausaufgaben
a. Buch, S. 124: 1a+b und S. 125: 3
b. Mindmap zu "Umwelt"
c. 1. Portfoliotext "Die Zukunft meiner Stadt" (Abgabe am 10. Februar)


Relativsätze mit Präpositionen

31 Janeiro 2020, 14:00 Jasmin Mbambo

1. Wie funktionieren Relativsätze? 

Teilnehmer*innen machen Plakatpräsentationen

2. Buch, S. 63: 5

3. Buch, S. 64 (Hausaufgabenkontrolltest)

4. Buch, S. 65: 7

5. Buch, S. 141: 7

6. Grammatik-Reader 71


Hausaufgaben
Buch, S. 139/ S. 140: 6a/ S. 141/ S. 142: 7e+f


Wiederholung: Relativsätze

29 Janeiro 2020, 14:00 Jasmin Mbambo

Lösungen, Arbeitsbuch B1.1, Netzwerk:

https://www.klett-sprachen.de/download/2460/NEZ_B1.1_AB-LS.pdf

1. Ganzlektüre "Gut gegen Nordwind" (von Daniel Glattauer

2. Wiederholung: Worüber haben wir am letzten Montag gesprochen?

3. Wiedrholung: Futur I

4. Sprechaufgaben zum Thema "Über die Zukunft und Vorsätze sprechen" (Buch, S. 62)

5. Nachtrag zum Text, S. 62 ( sonst nichts - nada mais / sowieso - de qualquer maneira)

6. Wie funktionieren Relativsätze? (Wiederholung/Gruppenaktivität)

Hausaufgaben
Buch, S. 136:1b+c; S. 137: 3a; S. 138


1. Unterrichtstag

27 Janeiro 2020, 14:00 Jasmin Mbambo

1. Thema: Gute Vorsätze fürs neue Jahr (einen Vorsatz für 2020 fassen, ihn einhalten oder brechen)

Kursgespräch zum Thema


2. Buch, S. 62: 3b und c


3. Grammatik-Reader 59: Futur I


Hausaufgaben

a. Buch, S. 64: 6b (Notieren Sie den neuen Wortschatz im Text, übersetzen Sie ihn ins Portugiesische. Wenn es ein Substantiv ist, notieren Sie es bitte mit Genus und Plural.)


b. Grammatik Reader 59: Futur I (Wenn Sie nicht im Unterricht fertig geworden sind.)



Programmvorstellung:

Objectivos do curso


  • desenvolver a capacidade de compreender textos de linguagem geral, técnicos e textos literários
  • falar sobre e apresentar temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso 
  • alargar os conhecimentos da história e realidade sociocultural dos países da língua alemã 
  • promover e alargar a capacidade de aprender duma forma autónoma 
  • No final do semestre, atingir-se-á o nível de aprendizagem B 1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).


Materiais de aquisição obrigatória


  • Manual: Netzwerk. Deutsch als Fremdsprache. Kurs-und Arbeitsbuch B 1.2 


Aquisição dos manuais: kulturalivro@gunnar-weiss.pt

Venda de livros: 3 de Fevereiro, 14h no PN7


  • Reader de gramática: na fotocopiadora Vermelha, Alemão B1.2, Jasmin Mbambo (ab 31.1.20)


Material adicional

fichas várias/ Fotocopiadora Vermelha, Alemão B1.2, Jasmin Mbambo


Outros materiais

  • Dicionário Escolar de Alemão-Português/Português-Alemão, Porto Editora, 2014.
  • Langenscheidt Taschenwörterbuch Portugiesisch. Portugiesisch-Deutsch, Deutsch-Portugiesisch, Langenscheidt, 2011.
  • online / gratuito: www.pons.eu ou http://dept.dict.cc/
  • Goethe-Institut Portugal / Lisboa, Campo dos Mártires da Pátria, 37

   Biblioteca, cds, dvds, actividades culturais, http://www.goethe.de/portugal

  • Online: Deutsche Welle, http://www.dw.com/de/deutsch-lernen/s-2055

   Ex. telenovela „JoJo sucht das Glück“


Avaliação


  • (mínimo) de 2 testes escritos (50%):    

1ºteste escrito (25%) - 6 de Março 2020 (data prevista)

2ºteste escrito (25%) - 24 de Abril 2020 (data prevista)


  • 1 exame oral (25%): período de avaliações - 04.05.20 a 08.05.20
  • Trabalho contínuo (25%, ao longo do semestre): participação ativa e contínua na aula; trabalhos de casa (ex. exercísios no manual); projetos (ex. apresentação, debate); fazer um portfólio que é uma pasta com os textos escritos pelo aluno durante o semestre (entrega do portfólio: 24.04.20)

Um caso da fraude, definida no Artigo 8.º (2. c) do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será tratado conforme ao referido Regulamento com o consequente resultado de uma anulação automática do elemento de avaliação. A disciplina acabará por ser não avaliada.


Em caso de reprovação, o estudante pode inscrever-se no exame de avaliação final alternativa. Esse exame é composto de duas partes, escrita e oral, sendo que a admissão à componente oral pressupõe a aprovação na componente escrita. A nota será a média aritmética de ambas as componentes. Isto também se aplica ao exame de conclusão de licenciatura.


Fica na responsabilidade do aluno consultar o programa da unidade curricular na página da FLUL (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/programas-das-unidades-curriculares)