Sumários
O Surrealismo
20 Dezembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Exercício escrito
18 Dezembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Realização de um exercício escrito sobre alguns dos principais itens da segunda parte do programa.
O dadaísmo e os diferentes grupos. A fotomontagem
13 Dezembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do dadaísmo em Zurique em 1916. A crítica ao conflito mundial.
Marcel Duchamp: o acaso e o índice
11 Dezembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.
Bibliografia:
Marcel Duchamp e o readymade
6 Dezembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte.
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.