Sumários

O Surrealismo

20 Dezembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 
"1924" in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                      
Dawn Ades, "Dada e o Surrealismo" in Nikos Stangos (ed.)   Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991


Exercício escrito

18 Dezembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Realização de um exercício escrito sobre alguns dos principais itens da segunda parte do programa.


O dadaísmo e os diferentes grupos. A fotomontagem

13 Dezembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do dadaísmo em Zurique em 1916. A crítica ao conflito mundial.

O dadaísmo em Berlim. A radicalização da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium.

Bibliografia:
Hal Foster et al, "1916", "1920", Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2012


Marcel Duchamp: o acaso e o índice

11 Dezembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.

Análise do   Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1918", in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012. 


Marcel Duchamp e o readymade

6 Dezembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. 

Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. 

O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência  e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.

Bibliografia: 
Hal Foster et al. "1914","1921" in   Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012