Sumários
Cézanne e o primado do plano pictórico
9 Outubro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A alteração da perspetiva monocular. A passagem e a organização do espaço tridimensional no plano pictórico.
Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984
Cézanne e a reconstrução da forma.
4 Outubro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Cézanne e a reconstrução do espaço pictórico. A forma e a cor. A pincelada como sensação percetiva. A organização do espaço tridimensional no plano pictórico bidimensional.
Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984
As teorias da cor no século XIX e a pintura impressionista. A diluição da forma.
2 Outubro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares.
Monet e a diluição da forma. Os caminhos do pós-impressionismo.
Bibliografia:
A pintura impressionista em 1874
27 Setembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência da pintura impressionista em 1874. O desafio da fotografia e a recondução da pintura aos seus meios específicos. A pintura de ar-livre naturalista e a especificidade impressionista.
Claude Monet e a captação da fugacidade do instante. A diluição da forma.
Bibliografia:
A pintura moderna de Manet
25 Setembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
L'Olympie em 1863. Realismo e pintura moderna. Rearticulçao dos géneros clássicos pela pintura moderna. O primado da mancha pictórica e a rutura com a espacialidade naturalista da renascença. A pintura da vida moderna.
Bibliografia: