Sumários

Cézanne e o primado do plano pictórico

9 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A alteração da perspetiva monocular. A passagem e a organização do espaço tridimensional no plano pictórico.

Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984

Stephen F. Eisenman, "The Failure and Success of Cézanne" in   Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011.  


Cézanne e a reconstrução da forma.

4 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Cézanne e a reconstrução do espaço pictórico. A forma e a cor. A pincelada como sensação percetiva. A organização do espaço tridimensional no plano pictórico bidimensional.

Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984

Stephen F. Eisenman, "The Failure and Success of Cézanne" in   Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011.  


As teorias da cor no século XIX e a pintura impressionista. A diluição da forma.

2 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares. 

Monet e a diluição da forma. Os caminhos do pós-impressionismo.


Bibliografia: 
 Robert Rosenblum, "The 1870's: From Realism to Aestheticism" in   Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984.  
 Stephen F. Eisenman, "Impressionism and the Commodity" in   Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011.  
 David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in   Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990. 


A pintura impressionista em 1874

27 Setembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A emergência da pintura impressionista em 1874. O desafio da fotografia e a recondução da pintura aos seus meios específicos. A pintura de ar-livre naturalista e a especificidade impressionista. 

Claude Monet e a captação da fugacidade do instante. A diluição da forma.


Bibliografia:

Robert Rosenblum, "1874: The First Impressionist Exhibition", "The 1870's: From Realism to Aestheticism" in   Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984. 
Stephen F. Eisenman, "Impressionism and the Commodity" in   Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011. 


A pintura moderna de Manet

25 Setembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

L'Olympie em 1863. Realismo e pintura moderna. Rearticulçao dos géneros clássicos pela pintura moderna. O primado da mancha pictórica e a rutura com a espacialidade naturalista da renascença. A pintura da vida moderna. 


Bibliografia: 
Robert Rosenblum, "The 1860's: Manet and Painting in Paris" in   Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984 
Stephen F. Eisenman, "Manet and the Impressionists" in Nineteenth Century Art. A Critical History. London & New York: Thames and Hudson, 2011