Sumários

A escultura moderna de Brancusi

15 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista.

A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto.  

Bibliografia: Hal Foster et al, "1927b" in   Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012 


O Futurismo e as tecnologias da imagem. O simultaneismo.

13 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

O Futurismo. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. 

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. 


Bibliografia: 

 Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ),   Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991     

Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. )   Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                     Hal Foster et al., "1909" in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012 


Picasso e os retornos à ordem. A emergência do Futurismo

8 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

O período neoclassicista de Picasso e os retornos à ordem. 

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença.



Bibliografia: 
Hal Foster et al, "1919" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. )   Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                     
Hal Foster et al., "1909" in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


Exercício escrito

6 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Realização de um exercício escrito sobre os principais itens lecionados no semestre


A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque

30 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 


Bibliografia: 
John Golding, "Cubismo" in   Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                                         
Hal Foster et al, "1913" in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.