Sumários
A escultura moderna de Brancusi
15 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista.
A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto.Bibliografia: Hal Foster et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012
O Futurismo e as tecnologias da imagem. O simultaneismo.
13 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O Futurismo. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem.
O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas.
Bibliografia:
Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ), Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. ) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991. Hal Foster et al., "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Picasso e os retornos à ordem. A emergência do Futurismo
8 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O período neoclassicista de Picasso e os retornos à ordem.
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença.
Bibliografia:
Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. ) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.
Exercício escrito
6 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Realização de um exercício escrito sobre os principais itens lecionados no semestre
A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque
30 Outubro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação.
Bibliografia: