Sumários
Mondrian e a abstração
4 Dezembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura.
A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia:
"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
"De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
"1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012O construtivismo russo
29 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais".
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1914", "1921" in Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012
Aaron Scharf, "Construtivismo" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1981
O Cubofuturismo e o Suprematismo de Malevitch
27 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista.
O alogismo como leitura particular do cubismo sintético.
A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.
Bibliografia:
Kandinsky e o Der Blaue Reitter. O expressionismo de Munique,
22 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração.
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter".
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.
Conclusão da análise da escultura de Brancusi. As origens da Abstração.
20 Novembro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. A posição do objeto na convenção escultórica.
A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX.
Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1927b", "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.