Sumários

Mondrian e a abstração

4 Dezembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. 

A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.



Bibliografia: 

"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.

"De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 

 "1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


O construtivismo russo

29 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais".

O Construtivismo e a noção de faktura. Rodchenko e o primado da matéria sobre a concepção.
A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.

Bibliografia:
Hal Foster et al., "1914", "1921" in  Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012
Aaron Scharf, "Construtivismo" in  Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1981 


O Cubofuturismo e o Suprematismo de Malevitch

27 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 

O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.  
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                     
Aaron Scharf, "Suprematismo" in Conceitos de Arte Moderna, Nikos Stangos ed.. São Paulo: Zahar, 1991 


Kandinsky e o Der Blaue Reitter. O expressionismo de Munique,

22 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 

O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1908" e "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.                      
Norbert Lynton "Expressionismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.      


Conclusão da análise da escultura de Brancusi. As origens da Abstração.

20 Novembro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. A posição do objeto na convenção escultórica. 

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.



Bibliografia: 

Hal Foster et al., "1927b", "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.