Sumários

Wong Kar Wai: a forma musical de "In the Mood for Love" (1999)

2 Dezembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

1. Wong Kar Wai como realzador da 2ª "nova vaga" do cinema de Hong Kong: 1.1. um modelo narrativo não-linear, fragmentado, com estrutura de "puzzle"; 1.2. uma concepção arquitectónica de forma; 1.3. uma imagem ornamental (David Bordwell), palimpsesto, caligráfica; 1.4. um cinema do pensamento (relação com "O Último Ano em Marienbad" de Alain Resnais);
2. plano temático: a dupla questão do sujeito e do território=cidade; 2.1. figuras da "angústia do tempo" (Audrey Yue); 2.2. a "nostalgia"  (sentimento do "déjà disparu", Ackbar Abbas);
3. o dispositivo narrativo do filme: 3.1. organização por camadas a que falta um centro; um trabalho da "forma" estruturado pelo "vazio" ("segredo"), de acordo com o desenho (dinâmica) da "espiral" (relação com "Vertigo" de Alfred Hitchcock); 3.2. dispositivo (enunciativo) da repetição com  variação (modulação da "falha" estruturante): o motivo do "ensaio", repetir até que dê certo (pequenas "epifanias" (David Bordwell); 3.3. forma-fluxo musical: mais um cinema do "tempo" do que do "movimento" (a "imagem-cristal" (Deleuze); 3.4. a "imagem-pintura" (tapeçaria, miniatura): um cinema do fotograma.
* projecção de entrevista de Stanley Kwan sobre Maggie Cheung, de um clipd e Wong Kar Wai sobre o melodrama de Xangai dos anos 30, da abertura de "Chunking Express" (1994) e do trailer ocidental de "In the Mood for Love" (a canção-tema por Bryan Ferry)


O melodrama (1)

27 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

1.a noção de "melodrama" como "termo -chapéu" aplicado a modalidades sentimentais, realistas e musicadas do cinema asiático;
1.1. características: i) sentimental (carga de "pathos"); ii) centrado mais na família" do que no "individuo"; iii) trabalha a relação entre "tradição" (família=moral) e "modernidade" (ordem do desejo=indivíduo); iv) genéro "feminino"";
1.2 o modelo do "melodrama social" do "cinema de esquerda" de Xangai nos anos 30/40: figurações do "feminino" divididas entre a "nova mulher" (contensão, saber, pleno ético) e a "mulher moderna" ( modenga) (fútil, liberalidade de costumes);
2. Stanley Kwan", Center Stage (1991), biopic de Ruan Lingyu com Maggie Cheung como ensaio de In the Mood for Love (1999), de Wong Kar Wai.
* projecção (comentada) de momentos do filme de Stanley Kwan


O "melodama doméstico" de Ann Hui (2)

25 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

Projecção (comentada) de "The Way we Are" de Ann Hui (2008)


O "realismo doméstico" de Ann Hui: "The Way we Are" (2008)

20 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

1. da trilogia vietnamira (1978-1982) ao "melodrama":  de "época"( Love in a Fallen City, 1987), "autobiográfico" ( Song of Exile, 1990), "doméstico" ( Ordinary People, 1999, Te Way We Are, 2008, A Simple Life, 2011); um "cinema de mulher"?, da "Diáspora?;

2. o género do Melodrama: "familiar"/ de "mulher(es)": 2.1. um cinema das "pequenas" e não "grandes narrativas"; o "pessoal" (privado) como "político", modo enviezado de abordar a História; 2.2. a "fragmentação narrativa" :o "geral" ("global") visto pelo "particular" como via da "alegoria"; 2.3.  a amplificação do "particular"  contra a "cultura de desaparecimento" (A. Abbas) da (pós-)modernidade; resistência do "pessoal"="humano" face ao "anonimato" (arquitectónico, social (Abbas)); 2.4. um "counter-cinema", de um "corrective realism" (Esther Yau) e da "mundane redemption" (P. Zarrow) do real/humano: visibilização do invisível (F. Chan);
3. "The Way We Are" (2008)
3.1. importância do título:  um cinema actual (do presente) = ARE e não nostálgico (do passado)=WERE; 3.2. a relação entre Tradição e Modernidade: o motivo do "Durião" como figura da "chineseness; 3.3. um cinema da memória (=Tempo): o uso do "flashback" (Patricia Brett Erens); 3.4. realismo do mutismo das coisas vs  "drama dos diálogos; ponto de vista objectivo/ distanciado da câmera;  3.4. semelhança do "realismo melodramático" da autora (psicológico, físico) com o género do shomin eiga japonês (Ozu) e com a crítica (neo-realista)de Cesare Zavattini ao "romanesco" da ficção e  à "heroicização" dos personagens no cinema italiano do pós-guerra; 3.5 diluição do "drama" na comunidade (sentimento do mono no aware japonês) e "assimilação" (integração) do indivíduo na "noite urbana" e na "multidão" (final aberto, não conclusivo)
* projecção dos últimos 20mn de um dvd de  Song f Exile (1990) de Ann Hui


Fruit Chan, "Made in Hong Kong" (2)

18 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

2.3. vi) as duas sequências no cemitério: a morte "desglamourizada" de Moon; a leitura da "carta" aos pais de Susan Boshang): "comunidade de  fantasmas"; vii) complexidade e ambivalência do final (aberto): papagaio preso nos ramos de uma árvore, texto de Mao Tsé Tung sobre a Juvenrude em "off"( = "Morning Star") sobre fundo de paisagem ("floue") de montanha (segundo pintura tradicional.
* projecção (comentada) de um dvd do filme