Sumários

Letter from an Unknown Woman (1948), Max Ophuls

12 Março 2018, 16:00 José Bértolo

Conclusão do visionamento de La chute de la maison Usher (1928), de Jean Epstein.

Conclusão da discussão de Letter from an Unknown Woman (1948), de Max Ophuls.
Revisão da sequência inicial de La signora di tutti (1934), de Max Ophuls.


Letter from an Unknown Woman (1948), Max Ophuls

7 Março 2018, 16:00 José Bértolo

Comentário de Letter from an Unknown Woman, de Max Ophuls, por Clara Rowland: aproximações e desvios à novela de Stefan Zweig; a carta como princípio estruturador da narrativa; a possibilidade da coincidência entre o filme e a carta; mulher desconhecida: modalidades do reconhecimento.


Letter from an Unknown Woman (1948), Max Ophuls

5 Março 2018, 16:00 José Bértolo

Visionamento integral de Letter from an Unknown Woman (1948), de Max Ophuls.


La chute de la maison Usher (1928), de Jean Epstein

28 Fevereiro 2018, 16:00 José Bértolo

Conclusão do visionamento de After Death, de Yevgeni Bauer.


Início do visionamento de La chute de la maison Usher (1928), de Jean Epstein. Alguns aspectos em foco: a relação de adaptação com Edgar Allan Poe (em particular "The Oval Portrait", mas também "The Fall of the House of Usher", "Ligeia" e "The Pit and the Pendulum"); a problemática da figuração da efígie em cinema (imagens de 1º e 2º grau; fixidez e movimento); a maqueta como figura da representação; a importância da noção de teleologia para o trabalho de análise fílmica que lida com cinema de ficção de matriz clássica; figurações da ausência; a estrutura do duplo que o retrato instaura no filme (a mulher vs. o retrato); a preparação da vinda do fantasma no final (a tempestade como indício do regresso do fantasma).


Yevgeni Bauer - Daydreams e After Death

26 Fevereiro 2018, 16:00 José Bértolo

Entrega dos exercícios escritos e breve comentário.

Visionamento integral de Daydreams (1915), de Yevgeni Bauer: do tratamento narrativo da figura do Duplo à teorização da imagem cinematográfica enquanto duplo do real; regime realista e regime simbólico, e instâncias de interpenetração destes; o uso da gramática fílmica como forma de significação independente do uso da linguagem (o caso do travelling); breve introdução ao conceito freudiano de Unheimlich.

Início do visionamento de After Death (1915), de Yevgeni Bauer: a figuração de retratos fotográficos em cinema, e a matriz fotográfica da imagem cinematográfica; a fotografia e o cinema como meios de representação, por excelência, daquilo que está inacessível ao olho humano; a figura do fantasma: ideias de visibilidade, materialidade, presença/ausência; identificação de mecanismos de citação (intermedial ou não) enquanto auxílio à análise do filme: o caso particular de O Pesadelo (1781), de Heinrich Füssli, enquanto chave de leitura de uma cena do filme de Bauer.