Sumários

O Rosto como figura / tropo do cinema

24 Setembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Bela Balàzs ("O Homem Visível", 1924): o cinema visibiliza o rosto do homem e das coisas; aprofunda e densifica a percepção; presentifica o invisível.

2. Do Plano ao Grande-plano no cinema: 2.1. o GP do rosto - duas concepções: i) Balàzs: do movimento à expressão; a microfisiognomia; ii) Deleuze: "rosto-tempo" e "imagem-afecto";  2.2. o GP como momento lírico/ afectivo (emocional) do filme (Balàzs, Epstein); lugar de interiorização / subjectivação do real na imagem (Munsterberg); contemplação (stase), suspensão da acção e pleno do imaginário; 2.4. diversos casos (funções) do GP: magnificação, função escópica (orientação do olhar do espectador),articulação narrativa.
* projecção de vários curtos filmes sobre o tema
Bibliografia: textos de Balàzs, Aumont e Epstein na Antologia


Apresentação. Exposição do Programa.

22 Setembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Apresentação do Programa: 1.1. materiais de apoio: Antologia(s) (fotocopiadora azul), pasta da cadeira (fotocopiadora verde, nº2); 1.1. Avaliação: dois exercícios escritos (45+ 45%) + participação, regularidade e frequência (10%);possibilidade de pequenos trabalhos combinados com o docente;

Datas dos Testes. 29 de Outubro  e 7 de Janeiro;

Aula de avaliação: 19 de Janeiro;

2. O Rosto: 2.1 da sua dimensão antropológica à sua concepção orgânica, como unidade/ todo 8Simmel); 2.2. o rosto no cinema: a questão da fotogenia (Delluc).

* projecção de "Camera", curta-metragem de David Cronenberg