Sumários

Exercício escrito

9 Abril 2025, 11:00 Pedro Lapa

Exercício escrito sobre alguns dos principais tópicos abordados na primeira metade do semestre.


A emergência do Dadaísmo. Marcel Duchamp e o readymade.

7 Abril 2025, 11:00 Pedro Lapa

Conclusão da análise do Construtivismo russo.

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade. 

Bibliografia: Hal Foster et al. "1914", in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227 
Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. New York: Readymade Press, 2012: 70-81


O Construtivismo russo: Vladimir Tatlin e El Lissitsky.

2 Abril 2025, 11:00 Pedro Lapa

Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais". Os contra-relevos. O Construtivismo e a noção de faktura. Os Prouns de El Lissitsky. 


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207 
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203


A abstração. O Suprematismo de Malevitch

31 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

As primeiras vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura. 

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204 


“Der Blaue Reitter” e o expressionismo de Munique: Kandinsky. A Abstração.

26 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração. 

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013:121-130 
Hal Foster et al., "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.