Sumários

Do Expressionismo Abstrato para o Color Field

12 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

O pólo autográfico do Expressionismo Abstrato na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline.

A definição de campo de cor. A cor como construção de espaço. A pintura de Mark Rothko e a noção de origem na pintura de Barnett Newman. A superfície homogénea e saturada e a indefinição da extensão. O aqui e agora como situação do sublime. O papel do zip na escanção da superfície.


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Abstract Expressionism and New American Sculpture” pp. 377-390; “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting”, 392-400 in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, 
Yve-Alain Bois “1947b” pp. 404-410; "1951",pp. 424-429  in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, 


Nova Iorque novo centro no panorama da arte moderna. O Expressionismo Abstrato.

7 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque durante a IIª Guerra Mundial. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna. A emergência do Expressionismo Abstrato. A pintura de Jackson Pollock entre o autográfico e o acaso. O primado da superfície e da homogenidade, o all over.  


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Abstract Expressionism and New American Sculpture”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 377-390 
Yve-Alain Bois “1947b” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 404-410 
Rosalind Krauss “1949” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 411-415


O surrealismo e os seus processos artísticos

5 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e grattage. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante e a opacidade da linguagem em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí. 

Bibliografia: Rosalind Krauss, "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337


O Surrealismo em Paris

30 Abril 2025, 11:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernst. 


Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337


Mondrian e a abstração

28 Abril 2025, 11:00 Pedro Lapa

Síntese das principais características do neoplasticismo. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais. 

Interrupção da aula por falha de energia elétrica.

Bibliografia: Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016. 
Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013