Sumários
28 Maio 2025, 11:00
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Pedro Lapa
Exercício escrito sobre os principais tópicos do programa lecionados na segunda parte do semestre.
26 Maio 2025, 11:00
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Pedro Lapa
A Pop nos EUA. Roy Lichtenstein, James Rosenquist e Ed Ruscha: as condições da pintura sob o regime da imagem da cultura de massas e mercantil. Proximidade e diferença do modernismo.
A obra pictórica de Andy Warhol na década de 1960: pintura e readymade; experiência coletiva e trauma.
As novas condições da subjetividade no quadro da indústria da cultura de massas emergente. O filme: tempo real e ficcional coincidentes.
Bibliografia:
Hal Foster, "1960c", "1964b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
21 Maio 2025, 11:00
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Pedro Lapa
Yves Klein: os monocromáticos entre os limites da pintura e a tradição espiritual. As antropometrias e a pintura como performance e indexação. Piero Manzoni: a crítica à expressividade e à instituição artística.
O Nouveau Réalisme e a redefinição da colagem, do monocromático e do readymade.
A emergência da Pop Art no Reino Unido. O Independent Group e a exposição "This is tomorrow." A fotomontagem e a apropriação da cultura de massas.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, “Taking Chances with Popular Culture” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 460-466 e 475-481
Hal Foster, "1956", Yve-Alain Bois "1959a", Benjamin Buchloh, "1960" in Art Since 1900. Londres, Nova York: Thames and Hudson, 2016
19 Maio 2025, 11:00
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Pedro Lapa
Robert Rauschenberg: a pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação.
Introdução à pintura de Jasper Johns. A pintura como assunto da pintura. Uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1953", "1957" in Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013
14 Maio 2025, 11:00
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Pedro Lapa
A dissolução do modernismo: o acaso e a receção de Duchamp.
O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A articulação da reprodução mecânica com o gesto e o lugar cultural e histórico deste. A heterogeneidade da informação. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010 H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013