Sumários

Exercício escrito

28 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

Exercício escrito sobre os principais tópicos do programa lecionados na segunda parte do semestre.


A Pop Art americana. Andy Warhol e as condições artísticas no contexto da cultura de massas.

26 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

A Pop nos EUA. Roy Lichtenstein, James Rosenquist e Ed Ruscha: as condições da pintura sob o regime da imagem da cultura de massas e mercantil. Proximidade e diferença do modernismo.

A obra pictórica de Andy Warhol na década de 1960: pintura e readymade; experiência coletiva e trauma.

As novas condições da subjetividade no quadro da indústria da cultura de massas emergente. O filme: tempo real e ficcional coincidentes.


Bibliografia:

Hal Foster,  "1960c", "1964b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.


O Nouveau Réalisme na Europa e a emergência da Pop no Reino Unido

21 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

Yves Klein: os monocromáticos entre os limites da pintura e a tradição espiritual. As antropometrias e a pintura como performance e indexação. Piero Manzoni: a crítica à expressividade e à instituição artística.

O Nouveau Réalisme e a redefinição da colagem, do monocromático e do readymade.
A emergência da Pop Art no Reino Unido. O Independent Group e a exposição "This is tomorrow." A fotomontagem e a apropriação da cultura de massas.

Bibliografia:

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, “Taking Chances with Popular Culture” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 460-466 e 475-481 

Hal Foster, "1956", Yve-Alain Bois "1959a", Benjamin Buchloh, "1960" in Art Since 1900. Londres, Nova York: Thames and Hudson, 2016


Rauschenberg e a pintura silkscreen. Jasper Johns a pintura como assunto da pintura.

19 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

Robert Rauschenberg: a pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação. 
Introdução à pintura de Jasper Johns. A pintura como assunto da pintura. Uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido.

Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1953", "1957" in Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013 


O neodadaísmo: Robert Rauschenberg e os combines. Uma nova espacialidade.

14 Maio 2025, 11:00 Pedro Lapa

A dissolução do modernismo: o acaso e a receção de Duchamp. 

O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A articulação da reprodução mecânica com o gesto e o lugar cultural e histórico deste. A heterogeneidade da informação.  A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação. 

Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010 H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013