Sumários

A abstração. O Suprematismo de Malevitch

31 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

As primeiras vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura. 

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204 


“Der Blaue Reitter” e o expressionismo de Munique: Kandinsky. A Abstração.

26 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração. 

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013:121-130 
Hal Foster et al., "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.


Conclusão da análise do simultaneísmo. Brancusi e a escultura modernista.

24 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo: a dissolução da pintura na visualidade pura. A abstração.

Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista. A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. 

Bibliografia: 

 Hal Foster et al, "1913" Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110



O futurismo italiano e o simultaneísmo dos Delaunay

19 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. A construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. 

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os contrastes simultâneos e o valor da cor. Os antecedentes cubistas e futuristas. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1909", "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Running on Shrapnel: Futurism in Italy”, “Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013“, 189-196; 163-166


A colagem e o cubismo sintético de Picasso e Braque.

17 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

Alguns conceitos de semiótica: as diferentes categorias de signos. 

Análise da colagem em Picasso. A "revolução semiótica" do cubismo sintético. A arbitrariedade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A colagem como uma nova linguagem visual. O sentido como resultado do posicionamento de um signo no sistema de composição. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 

Bibliografia: 
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed. London: Laurence King Publishing, 2012 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.