Sumários

Conclusão da análise do simultaneísmo. Brancusi e a escultura modernista.

24 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo: a dissolução da pintura na visualidade pura. A abstração.

Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista. A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. 

Bibliografia: 

 Hal Foster et al, "1913" Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110



O futurismo italiano e o simultaneísmo dos Delaunay

19 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. A construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. 

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os contrastes simultâneos e o valor da cor. Os antecedentes cubistas e futuristas. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1909", "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Running on Shrapnel: Futurism in Italy”, “Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013“, 189-196; 163-166


A colagem e o cubismo sintético de Picasso e Braque.

17 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

Alguns conceitos de semiótica: as diferentes categorias de signos. 

Análise da colagem em Picasso. A "revolução semiótica" do cubismo sintético. A arbitrariedade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A colagem como uma nova linguagem visual. O sentido como resultado do posicionamento de um signo no sistema de composição. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 

Bibliografia: 
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed. London: Laurence King Publishing, 2012 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.


O cubismo analítico. Alguns conceitos de semiótica.

12 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. 

Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente. 

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016 
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012


A construção e destruição de um espaço perspético (revisão). O cubismo analítico.

10 Março 2025, 11:00 Pedro Lapa

A construção e destruição de um espaço perspético na história da arte ocidental (revisão). 

O cubismo analítico 1910-1912. As suas características: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013. Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016.