Sumários
24 Março 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
O Simultaneísmo /Orfismo: a dissolução da pintura na visualidade pura. A abstração.
Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista. A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi.
Bibliografia:
Hal Foster et al, "1913" Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110
19 Março 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. A construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem.
O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os contrastes simultâneos e o valor da cor. Os antecedentes cubistas e futuristas.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1909", "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Running on Shrapnel: Futurism in Italy”, “Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013“, 189-196; 163-166
17 Março 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
Alguns conceitos de semiótica: as diferentes categorias de signos.
Análise da colagem em Picasso. A "revolução semiótica" do cubismo sintético. A arbitrariedade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A colagem como uma nova linguagem visual. O sentido como resultado do posicionamento de um signo no sistema de composição. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação.
Bibliografia:
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed. London: Laurence King Publishing, 2012
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.
12 Março 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico.
Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
10 Março 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
A construção e destruição de um espaço perspético na história da arte ocidental (revisão).
O cubismo analítico 1910-1912. As suas características: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013. Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016.