Sumários

O Fauvismo em Paris. Matisse

17 Fevereiro 2025, 11:00 Pedro Lapa

A herança do pós-impressionismo e a síntese das diferentes tendências. A cor não modelada e a sua disposição em áreas homogéneas. A exposição no Salon d'Automne de 1905 e a emergência do fauvismo. Matisse e a relação entre a quantidade e a qualidade da cor. 


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,"Fauvisme" in History of Modern Art , 90-100, 7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013 Yve-Alain Bois, “1906” in Art Since 1900, 82-89, Hal Foster et al. 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016


As teorias da cor no século XIX e no início do século XX . Os contrastes cromáticos.

12 Fevereiro 2025, 11:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX e no início do século XX, as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes cromáticos segundo Johannes Itten.


Bibliografia: 
David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990.
Johannes Itten, The Elements of Color. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1970.


Apresentação. O moderno, o modernismo e a modernidade.

10 Fevereiro 2025, 11:00 Pedro Lapa

Apresentação do programa, fontes bibliográficas e métodos de avaliação. O moderno, o modernismo e a modernidade. Análise destes conceitos e das suas relações na história da arte. 

Bibliografia: Lefebvre, Henry. "Modernity and Modernism" in Modernism and Modernity, 2ª ed., editado por Bemjamin Buchloh, Serge Guilbaut, David Solkin, 1-2. Halifax: The Press of Nova Scotia College of Art and Design, 2004 
Fer, Briony. "What is Modern?" in Modernity and Modernism. French Painting in the Nineteenth Century, 6-14. Editado por Francis Fascina et al. New Haven e Londres: Yale University Press, 1993