Sumários
12 Março 2025, 11:00
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Pedro Lapa
O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico.
Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
10 Março 2025, 11:00
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Pedro Lapa
A construção e destruição de um espaço perspético na história da arte ocidental (revisão).
O cubismo analítico 1910-1912. As suas características: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013. Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016.
26 Fevereiro 2025, 11:00
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Pedro Lapa
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e o anúncio do cubismo.
A revisão da solidez da forma e da multiplicação de pontos de vista na pintura de Cézanne. Picasso e Braque: a redução da paleta e a ocupação do espaço da superfície pictórica. Da solidez das formas das figuras de Picasso à integração dos espaços em Braque.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907", "1911" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016
H.H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
24 Fevereiro 2025, 11:00
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Pedro Lapa
Os períodos azul e rosa de Picasso. A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis. A arte ibérica e africana. A descoberta de Cézanne e suas consequências na pintura de Picasso.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
19 Fevereiro 2025, 11:00
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Pedro Lapa
Os desenvolvimentos da pintura de Matisse entre 1908 e 1911. O aumento da área de cor saturada e a qualidade da cor. A independência da linha e da cor. A estimulação percetiva obtida através dos contrastes cromáticos e a anulação da hierarquia entre figura e fundo. A revalorização do decorativo como integração e contraste dos elementos no todo.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Fauvisme" in History of Modern Art,7ª ed., 90-100. New Jersey: Pearson, 2013 Yve-Alain Bois, "1910" Art Since 1900, 3ª ed., Hal Foster et al., 112-117. Londres: Thames & Hudson, 2016