Sumários
23 Abril 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas. A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral.
Bibliografia:
Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013
21 Abril 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
O acaso como princípio de elaboração das obras de Marcel Duchamp. A recorrência indexativa no seu trabalho e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.
A formação do dadaísmo em Zurique e os seus desenvolvimentos em Berlim. A radicalização política da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium.
Bibliografia:
Hal Foster et al,"1916", "1920, Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, “Art is Dead: Dada in Germany”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013
9 Abril 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
Exercício escrito sobre alguns dos principais tópicos abordados na primeira metade do semestre.
7 Abril 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
Conclusão da análise do Construtivismo russo.
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.
Bibliografia: Hal Foster et al. "1914", in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227
Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. New York: Readymade Press, 2012: 70-81
2 Abril 2025, 11:00
•
Pedro Lapa
Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais". Os contra-relevos. O Construtivismo e a noção de faktura. Os Prouns de El Lissitsky.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203