Sumários

Exercício escrito

3 Maio 2023, 11:00 Pedro Lapa


Exercício escrito sobre os principais tópicos lecionados no segundo período do semestre.

Jasper Johns: a unidade de medium e sentido. Revisão de alguns tópicos lecionados

26 Abril 2023, 11:00 Pedro Lapa


Jasper Johns: uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido. 

Revisão de alguns tópicos lecionados.

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Taking Chances with Popular Culture” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 460-466 e 475-481 
Hal Foster, "1962", "1965" in Art Since 1900. Londres, Nova York: Thames and Hudson, 2016

Robert Rauschenberg: os Combines, uma nova conceção do espaço

24 Abril 2023, 11:00 Pedro Lapa


O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação. 


Bibliografia: Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.,. New Jersey: Pearson, 2013: 460-466

A pintura Color Field: Rothko e Newman. A emergência do Neodadaísmo

19 Abril 2023, 11:00 Pedro Lapa



Aula lecionada em zoom.
Uma maior contenção da pintura gestual do Expressionismo Abstrato e o aparecimento da pintura Color Field. O valor da cor como construção do espaço na pintura de Mark Rothko e de Barnett Newman.
A emergência do neodadaísmo e a redescoberta do acaso de Duchamp. Pintura e acaso nos primeiros trabalhos de Robert Rauschenberg

Bibliografia:

H. H. Arnasson, Elizabeth C. Mansfield, “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 392-400

Yves-Alan Bois,"1951”in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016: 424-428

Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016

Nova Iorque novo centro no panorama da arte moderna. O Expressionismo Abstrato.

17 Abril 2023, 11:00 Pedro Lapa


A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna. A emergência do Expressionismo Abstrato. A pintura de Jackson Pollock entre o autográfico e o acaso. O primado da superfície e da homogenidade, o all over. O pólo autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline. 


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Abstract Expressionism and New American Sculpture”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 377-390 
Yve-Alain Bois “1947b” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 404-410 
Rosalind Krauss “1949” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 411-415