Sumários
Exercício escrito
3 Maio 2023, 11:00 • Pedro Lapa
Exercício escrito sobre os principais tópicos lecionados no segundo período do semestre.
Jasper Johns: a unidade de medium e sentido. Revisão de alguns tópicos lecionados
26 Abril 2023, 11:00 • Pedro Lapa
Jasper Johns: uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido.
Robert Rauschenberg: os Combines, uma nova conceção do espaço
24 Abril 2023, 11:00 • Pedro Lapa
O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação.
A pintura Color Field: Rothko e Newman. A emergência do Neodadaísmo
19 Abril 2023, 11:00 • Pedro Lapa
H. H. Arnasson, Elizabeth C. Mansfield, “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 392-400
Yves-Alan Bois,"1951”in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016: 424-428
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016
Nova Iorque novo centro no panorama da arte moderna. O Expressionismo Abstrato.
17 Abril 2023, 11:00 • Pedro Lapa
A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna. A emergência do Expressionismo Abstrato. A pintura de Jackson Pollock entre o autográfico e o acaso. O primado da superfície e da homogenidade, o all over. O pólo autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline.