Sumários
1 Março 2023, 11:00
•
Pedro Lapa
O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os contrastes simultâneos e o valor da cor. Os antecedentes cubistas e futuristas.
Bibliografia:
Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ), Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, 163-166
Hal Foster et al, "1913" Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016
27 Fevereiro 2023, 11:00
•
Pedro Lapa
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. A construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. Os processos de representação do movimento: a cinestesia e a sinestesia. O dinamismo e a força na pintura de Umberto Boccioni.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Running on Shrapnel: Futurism in Italy” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013“, 189-196
22 Fevereiro 2023, 11:00
•
Pedro Lapa
Alguns conceitos de semiótica: as diferentes categorias de signos.
Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação.
Bibliografia:
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed. London: Laurence King Publishing, 2012
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss, "1912" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.
15 Fevereiro 2023, 11:00
•
Pedro Lapa
O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
13 Fevereiro 2023, 11:00
•
Pedro Lapa
O Cubismo cezanneano. A revisão da solidez da forma e da multiplicação de pontos de vista na pintura de Cézanne. A redução da paleta e a ocupação do espaço da superfície pictórica. Introdução ao cubismo analítico.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016