Sumários

Picasso e as Demoiselles d'Avignon. A descoberta de Cézanne por Picasso e Braque

8 Fevereiro 2023, 11:00 Pedro Lapa


As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e o anúncio do cubismo. 

A descoberta de Cézanne por Braque e Picasso.

Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

A arte moderna e a arte de outras culturas. Picasso e os períodos azul e rosa

6 Fevereiro 2023, 11:00 Pedro Lapa


A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis. 

Picasso: o período azul e a problematização social; o período rosa e o retrato de Gertrude Stein. A descoberta da máscara e da arte ibérica.

Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.

A pintura de Matisse

1 Fevereiro 2023, 11:00 Pedro Lapa


Os desenvolvimentos da pintura de Matisse entre 1908 e 1911. O aumento da área de cor saturada e a qualidade da cor. A independência da linha e da cor. A estimulação percetiva obtida através dos contrastes cromáticos e a anulação da hierarquia entre figura e fundo. A revalorização do decorativo como integração e contraste dos elementos no todo. 

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Fauvisme" in History of Modern Art,7ª ed., 90-100. New Jersey: Pearson, 2013 Yve-Alain Bois, "1910" Art Since 1900, 3ª ed., Hal Foster et al. ,112-117. Londres: Thames & Hudson, 2016

O Fauvismo em Paris. Matisse

30 Janeiro 2023, 11:00 Pedro Lapa


A herança do pós-impressionismo e a síntese das diferentes tendências. A cor não modelada e a sua disposição em áreas homogéneas. A exposição no Salon d'Automne de 1905 e a emergência do fauvismo. 

Matisse e a relação entre a quantidade e a qualidade da cor. 

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,"Fauvisme" in History of Modern Art , 90-100, 7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013 Yve-Alain Bois, “1906” in Art Since 1900, 82-89, Hal Foster et al. 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016

As teorias da cor no século XIX e início do século XX. Os diferentes contrastes cromáticos

25 Janeiro 2023, 11:00 Pedro Lapa


As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. A sistematização de Johannes Itten dos contrastes cromáticos.  


Bibliografia: 
David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990.
Johannes Itten, L'Art de la Couleur. Édition abrégée. Paris: Dessain & Tolra, 1971 ou The Elements of Color. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1970