Sumários
O surrealismo
12 Abril 2023, 11:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Mondrian e a abstração
10 Abril 2023, 11:00 • Pedro Lapa
Aula lecionada por zoom
Duchamp: o acaso e o índice. A emergência do dadaísmo em Zurique.
29 Março 2023, 11:00 • Pedro Lapa
O acaso como princípio de elaboração das obras de Marcel Duchamp. A recorrência indexativa no seu trabalho e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos. Análise do Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo.
Exercício escrito
27 Março 2023, 11:00 • Pedro Lapa
Exercício escrito sobre os principais tópicos do programa
Marcel Duchamp e o readymade
22 Março 2023, 11:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência do readymade e as suas implicações na forma como entendemos e conhecemos arte. O valor institucional do readymade. A passagem do específico para a arte em geral.