Sumários

O surrealismo

12 Abril 2023, 11:00 Pedro Lapa


A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí. 


Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337

Mondrian e a abstração

10 Abril 2023, 11:00 Pedro Lapa


Aula lecionada por zoom


A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas. A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais. 

Bibliografia: 
Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016. 
Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013

Duchamp: o acaso e o índice. A emergência do dadaísmo em Zurique.

29 Março 2023, 11:00 Pedro Lapa


O acaso como princípio de elaboração das obras de Marcel Duchamp. A recorrência indexativa no seu trabalho e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos. Análise do Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo.  

A emergência do dadaísmo em Zurique, em 1916, e as performances no Cabaret Voltaire.

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1916", "1918", in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016. 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227

Exercício escrito

27 Março 2023, 11:00 Pedro Lapa


Exercício escrito sobre os principais tópicos do programa

Marcel Duchamp e o readymade

22 Março 2023, 11:00 Pedro Lapa


O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência do readymade e as suas implicações na forma como entendemos e conhecemos arte. O valor institucional do readymade. A passagem do específico para a arte em geral.


Bibliografia: 
Hal Foster et al. "1914", in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227 
Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. New York: Readymade Press, 2012: 70-81