Sumários
20 Março 2023, 11:00
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Pedro Lapa
Rodchenko e o primado da matéria sobre a concepção. A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.
Situação da abstração entre 1913 e 1925: as suas diferentes conceções. A abstração como categoria transversal a vários movimentos artísticos do modernismo
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203
15 Março 2023, 11:00
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Pedro Lapa
Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais". Os contra-relevos de Tatlin. O Construtivismo e a noção de faktura. Os Prouns de El Lissitsky.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203
13 Março 2023, 11:00
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Pedro Lapa
As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 130-136
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204 Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146
8 Março 2023, 11:00
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Pedro Lapa
A tradição simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013:121-130
Hal Foster et al., "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
6 Março 2023, 11:00
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Pedro Lapa
Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista. A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi.
Bibliografia:
Rosalind Krauss et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110