Sumários

Apresentação do programa

20 Setembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Apresentação do programa


Objectivos:

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com a metalinguagem, os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo crítico do texto fílmico.

Igualmente, pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de produção, aplicada ao estudo do cinema brasileiro, de discursos analíticos e/ou críticos, a nível escrito e oral.

Pretende-se, finalmente, a aquisição de uma visão de conjunto do cinema brasileiro dos séculos XX e XXI.          

Conteúdos programáticos:

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão do cinema brasileiro dos séculos XX e XXI, a partir da reflexão a respeito de diversos movimentos e períodos fundamentais: o advento do cinema e os primeiros filmes de ficção; o cinema das décadas de 1930 a 1950 e a intervenção do Estado; as décadas de 1960 a 1980, marcadas pelo Cinema Novo, o Cinema Independente, o Cinema Indústria e o Cinema Marginal; o chamado "Cinema da Retomada", criado a partir de 1990.

Igualmente, a disciplina pretende apresentar uma introdução geral aos problemas e relações interartísticas, nomeadamente, as relações entre o cinema e a literatura.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

O tema do trabalho individual e escrito (5 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o aluno e a professora. Data de entrega do trabalho: 8 de janeiro.

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 25 de outubro de 2017 (14–16h) e a prova final, escrita e presencial para o dia 20 de dezembro de 2017 (14–16h.).

Bibliografia:

BORDWELL, David (2008): Narration in the fiction film (London: Routledge).

JOHNSON, Randal e STAM, Robert (Org.) (1995): Brazilian cinema (New York: Columbia University).

NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias (São Paulo: Cosacnaify).

ROCHA, Glauber de Andrade (1981): Revolução do Cinema Novo (Rio de Janeiro: Alhambra).

STAM, Robert (2007): Film theory: an introduction (Malden: Blackwell).

STAM, Robert (1997): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in brazilian cinema and culture (Durham: Duke University Press).

VIANY, Alex (1959): Introdução ao cinema brasileiro (Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro).

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 16 às 18h. (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.

 

Avaliação prévia de conhecimentos dos alunos da turma