Sumários

A particularidade da versão de Marcel Camus perante outros cultores do mito órfico

15 Novembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 22 e 23 de novembro, se encontrará no colóquio “O modernismo como obstáculo” na Biblioteca Nacional de Portugal), no dia 22 de novembro não haverá aula.

A relevância da música e a sua valorização enquanto expressão cultural: a função de catalisador anímico de Orfeu no seio da sua comunidade.

A projeção existencial do filme: a procura de transcendência e de sentido para a existência humana perante a precariedade da condição humana.

A particularidade da versão de Marcel Camus perante outros cultores do mito órfico no cinema: a ligação com as suas origens rituais. O mito e o rito gregos e a atualização na macumba, no culto animista brasileiro e na sua mitologia criadora.

A transfiguração do real através do carnavalesco: a atmosfera mágica e onírica presente nalguns momentos do filme.

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm


A transfiguração do real em Orfeu negro

10 Novembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise da original adaptação do mito de Orfeu no filme “Orfeu negro” a partir do comentário de determinadas sequências e aspetos.

O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”.

Comentário breve da importância do Carnaval: o mecanismo transfigurador da realidade carioca no filme.

O protorrealismo na reescrita verosímil do mito: a importância da categoria estética do kitsch.

O contraste real e mítico entre a cidade e a favela: o retrato claustrofóbico e caótico do Rio e a dimensão olímpica da favela.

A função da música no filme: a transfiguração disfórica sublinhada pelo samba em certas sequências e a função contrapontística do standard “A felicidade” no filme. A história de reencontro trágico e a impossibilidade de anábase anunciadas pela música.

 

 

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm


A original adaptação do mito de Orfeu no filme “Orfeu negro”

8 Novembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Foi marcada a aula de reposição no dia 07 de dezembro (das 12 às 14h).

Análise da original adaptação do mito de Orfeu no filme “Orfeu negro” a partir do comentário de determinadas sequências: a identificação dos elementos centrais do mito no filme. Os três vértices concetuais sobre os que se erige o filme: a cidade, a música e a morte.

O olhar estrangeiro sobre o Rio de Janeiro: os impulsos não narrativos que quebram a história aproximando-a do delírio do mito. O sentimento de deslumbramento perante a cidade alheia e uma certa vontade documentar presentes no realizador.

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm    


Filme na aula: o olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”.

3 Novembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Filme na aula: o olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”.


Consulta da primeira prova (primeiro teste) de avaliação.


Not Taught.

27 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 26 e 27 de outubro, se encontrará no colóquio “Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal” na Universidade de Coimbra), no dia 27 de outubro não houve aula.

Reposição da aula: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.