Sumários

Primeiro teste de "Cinema Brasileiro"

25 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Primeiro teste de "Cinema Brasileiro".

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.


O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”

20 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 26 e 27 de outubro, se encontrará no colóquio “Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal” na Universidade de Coimbra), no dia 27 de outubro não haverá aula.

Reposição da aula: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.

 

Revisão da matéria dada.

A adaptação da peça teatral “Orfeu da Conceição” de Vinícius de Moraes (1954): a transposição do mito de Orfeu para uma favela carioca numa obra de vanguarda.

“Orfeu negro” de Marcel Camus: o mito, a cidade e o olhar estrangeiro sobre a realidade carioca.

 

 

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University) [Na biblioteca da FLUL].

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm


A representação da cidade no cinema brasileiro contemporâneo

18 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As grades e muros presentes nas sequências analisadas de Eletrodoméstica: o pano de fundo expressionista da consciência da burguesia e o mapa ficcionalizado do medo presentes na curta-metragem.

Cartografia da evolução da imagem da cidade – isto é, essencialmente, do Rio de Janeiro e, de modo complementar, de São Paulo –, presente no cinema brasileiro dos séculos XX e XXI.

A linhagem dos ‘invasores’ cinematográficos: 

O invasor de Beto Brant (2002) e a metáfora da invasão da ocupação urbana. O retrato do Brasil realizado através de uma linguagem cinematográfica que mistura o naturalismo e o expressionismo grotesco (no retrato dos protagonistas e da cidade de São Paulo). 

Como nascem os anjos de Murilo Salles (1996): os esteréotipos associados à marginalidade e a crítica do determinismo social. A criação de estereótipos e do anonimato nas grandes cidades e o fortalecimento da abstração e da indiferença nas relações sociais.

Filme visionado (parcialmente) na aula: o olhar carnavalesco sobre o Brasil de Orfeu negro.

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).


A representação da cidade no filme Rio, 40 graus

13 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Por motivos técnicos – o projetor da Sala de Vídeo está avariado –, foi necessário proceder a uma alteração da sala de aulas: as aulas de Cinema Brasileiro serão dadas, temporariamente, na sala 7.2.

As mini-tramas múltiplas tecidas no filme, o seu caráter estereotipado e o procedimento elíptico de representação. A ligação estética com o neorrealismo: a crítica no plano estético-formal do cinema italiano e o caráter vanguardista da proposta de Nelson Pereira dos Santos.

O questionamento radical dos relatos estabelecidos: a presença do “vínculo débil” deleuziano no filme e a quebra com a forma em que o cinema dominante tem condicionado o público para fiar a experiência. A importância da figura do “observador” e da função das crianças. O ascenso de situações puramente óticas, distintas das situações sensomotrizes do antigo realismo. O sacrifício dos efeitos sintéticos no filme. Análise da sequência da morte do menino no Maracanã (1.14.16 – 1.17.29).


A representação da cidade: análise da primeira sequência do filme Rio, 40 graus (0.00 – 3.15).

O caráter matricial da representação da cidade no filme de Pereira dos Santos: a divisão da urbe em duas cidades – a cidade simbolizada pelos espaços fechados da burguesia e os espaços abertos mas remotos do povo. As metáforas visuais que configuram a oposição entre os dois espaços: análise de duas sequências da curta-metragem Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça Filho



Bibliografia:

Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).

--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).

GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:

http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115


Links dos filmes:

Rio, 40 graus

https://www.youtube.com/watch?v=mutKYwMc-Jg&t=4650s


Eletrodoméstica

https://www.youtube.com/watch?v=dZPYFh7pRSc



O cinema comercial no Brasil de meados do século XX e a nova etapa do cinema brasileiro

11 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Por motivos técnicos – o projetor da Sala de Vídeo está avariado –, a segunda parte da aula do dia 11 de outubro (das 15.15h às 16.00h) foi lecionada, excepcionalmente, na Cave C2, a fim de poder visionar o filme a analisar. Pelo mesmo motivo, será necessário proceder a uma alteração da sala de aulas: as aulas de Cinema Brasileiro serão dadas, temporariamente, na sala 7.2.

O filme O cangaceiro: a presença da temática do cangaço ao cinema brasileiro.

O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a emigração, o cangaceirismo e o misticismo.

A criação de um drama de aventuras convencional e psicologicamente primário. O sucesso do filme recebido por uma burguesia brasileira educada na mitologia idealista do western.

A Atlântida Cinematográfica e a chanchada. O fenómeno de “generificação” da chanchada. Caraterísticas gerais do género.

A mudança do cinema: o discurso anti-imperialista. A influência do neorrealismo italiano e a reflexão sobre a História e a identidade do país.

O I e o II Congresso Paulista de Cinema Brasileiro.

A nova etapa do cinema brasileiro: Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos.

Rio, 40 graus: a primeira longa-metragem precursora do Cinema Novo. A influência do neorrealismo: as locações reais e os temas sociais.

Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.

Análise de uma sequência do filme Rio, 40 graus.

 

 

Bibliografia:

FREIRE, Rafael de Luna (2011): “Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional” in Contracampo. Revista do programa de pós-graduação em comunicação – Universidade Federal Fluminense in

www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/146/84‎

GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:

http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115