Sumários

A figura do malandro e a dialética da malandragem

26 Fevereiro 2025, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise do samba "A favela vai abaixo", de Sinhô. A origem do nome favela e a história da formação da favela do Morro da Providência. O samba como protesto perante as políticas urbanísticas de segregação do Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX. A homenagem às comunidades dos morros do Rio de Janeiro apresentada na canção. A idealização do morro. A figura do malandro e a dialética da malandragem.

Bibliografia:
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem (caracterização das Memórias de um sargento de milícias). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 8, 1970, p. 67-89. [Disponível online]


A permanência de elementos das culturas africanas e o processo de modernização do samba

24 Fevereiro 2025, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A permanência de elementos das culturas africanas na cultura brasileira: o nagô-centrismo. As diferenças entre as duas fases da escravidão e a sobrevivência de elementos culturais africanos. A importância e influência da cultura nagô no Brasil.
A adoção como marco fundamental do nascimento do samba da gravação de "Pelo telefone", de Donga. A polêmica provocada pela gravação da canção e o processo de modernização sofrido pelo samba no Rio de Janeiro.

Bibliografia:
RISÉRIO, António (2007): A utopia brasileira e os movimentos negros (São Paulo: Editora 34).


O processo de recriação da tradição no samba

19 Fevereiro 2025, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise do samba «Batuque na cozinha», de João da Baiana.

A integração de um refrão do período da escravidão. O processo de recriação da tradição presente na canção. A (con)fusão de temporalidades diversas para evidenciar a perseguição histórica sofrida pelos africanos e afrobrasileiros no Brasil. A continuidade entre o passado e o presente: a hegemonia cultural e o silenciamento da cultura brasileira, a criação de estereótipos, a experiência da segregação.

Bibliografia:
CANDIDO, Antonio (1970): “Dialética da malandragem” in O discurso e a cidade (Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul [5ª ed.]), pp. 17-47.
CARDOSO, Marcos Antônio (2009). Contando a História do Samba. Belo Horizonte: Mazza Edições.


O samba e a experiência comunitária no Rio de Janeiro no início do século

17 Fevereiro 2025, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Significados iniciais do termo “samba”: festa popular e forma musical-coreográfica. O nascimento do “samba” nas festas das tias baianas. As casas das tias baianas: núcleos culturais da comunidade e pólos de criação musical coletiva. A elaboração do samba a partir da integração e reelaboração de diversas formas musicais: o nascimento do género musical urbano como género híbrido.
O primeiro samba registado e a polémica provocada pela ressignificação comercial de um género inicialmente baseado numa tradição lúdico-comunitária. O problema da autoria.
Análise inicial do samba «Batuque na cozinha». A figura do malandro e a dialética da malandragem.

Bibliografia:
CANDIDO, Antonio (1970): “Dialética da malandragem” in O discurso e a cidade (Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul [5ª ed.]), pp. 17-47.
CARDOSO, Marcos Antônio (2009). Contando a História do Samba. Belo Horizonte: Mazza Edições.


As origens do samba carioca: o samba de roda baiano e a sua chegada à Pequena África

12 Fevereiro 2025, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

IMPORTANTE: Perante o número de alunos inscritos e a dimensão da sala de aulas das segundas-feiras, a data da primeira prova foi alterada, com o acordo dos alunos presentes na aula do dia 12 de fevereiro. É por isso que o primeiro teste da disciplina será realizado no dia 2 de abril de 2025.

Visualização dos 15 minutos iniciais do documentário A memória da Pequena África (https://acervo.cultne.tv/cultura/turismo-afro/305/pequena-africa/video/3033/a-memoria-da-pequena-africa).
A influência do samba de roda baiano no nascimento do samba carioca. Os processos e fluxos migratórios que determinaram a emergência da Pequena África no Rio de Janeiro. A hegemonia cultural no Rio de Janeiro de inícios do século XX.

Bibliografia:
CARDOSO, Marcos Antônio (2009). Contando a História do Samba. Belo Horizonte: Mazza Edições.