Sumários
24 Março 2025, 11:00
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ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As duas tradições de reflexão sobre o Brasil presentes no estudo do Carnaval de DaMatta: o pensamento
social que
trabalha com representações simbólicas da
nacionalidade à
procura de explicar o
Brasil
e a procura (romântica e modernista) no folclore e na cultura popular da 'brasilidade'.
O estudo dos símbolos e rituais do Carnaval. O Carnaval entendido como ritual que inventa a mais profunda realidade brasileira num sistema dual.
O triângulo ritual brasileiro: comparação do Dia da Pátria e o Carnaval.
O elevado sentido simbólico da fantasia.
Bibliografia:
DAMATTA, Roberto (1977): Carnavais malandros e heróis – Para uma sociologia do dilema brasileiro (Rio de Janeiro, Editora Rocco [6ª ed.])
19 Março 2025, 11:00
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ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Exercício em grupo: análise da representação nacional em «Aquarela do Brasil» e «Alô, amigos».
O samba-exaltação e a idealização da nacionalidade.
A representação do nacional a partir de imagens da natureza do período colonial e do período romântico.
17 Março 2025, 11:00
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ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O estudo do samba nas suas relações internas em Samba, o Dono do Corpo, de Muniz
Sodré: a afirmação da identidade negra.
A gestação do samba como 'bem cultural': a gravação de «Pelo telefone»: a inteligência estratégica de Donga e outros sambistas na década de 1910. O processo de apropriação de motivos folclóricos. As diversas mediações realizadas por Donga para 'introduzir' na sociedade o samba.
A emergência de uma nova geração de sambistas na década de 1930: o samba-canção e o samba-exaltação.
Exercício em grupo: análise da representação nacional em «Aquarela do Brasil» e «Alô, amigos».
Bibliografia:
SANDRONI, Carlos (2001): Feitiço decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933) (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).
SODRÉ, Muniz (1998): Samba, o dono do corpo (Rio de Janeiro: Mauad [2ª ed.]).
12 Março 2025, 11:00
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ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As mediações e negociações presentes na invenção do samba como tradição brasileira e representação do ethos nacional.
A definição do popular de Néstor García Canclini e a visão de Hermano Vianna das negociações culturais e as mediações transculturais presentes nesse processo. A tese de Muniz Sodré sobre a configuração do samba como símbolo da identidade nacional.
A evolução da visão nacionalista do samba. Exercício nas aulas: análise de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso.
Bibliografia:
SODRÉ, Muniz (1998): Samba, o dono do corpo (Rio de Janeiro: Mauad).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Zahar) [Disponível online].
10 Março 2025, 11:00
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ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O mito genético do nascimento do samba no morro. A idealização do morro como espaço natural do samba: um dispositivo simbólico de contestação do sistema de valores da cultura dominante. A utopia do morro. Breve análise comparativa de "Lata d'água", interpretada por Marlene e por Elza Soares.
Bibliografia:
Sodré, Muniz (1998): Samba, o dono do corpo (Rio de Janeiro: Mauad).