Sumários
A temática realista: o protagonismo do homem nordestino e da metáfora da fome
19 Novembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise da canção «Pau de arara» (continuação), de Vinicius de Moraes e Baden Powell. A construção simbólica da fome. A centralidade da violência e da ruptura social na experiência urbana. A renovação do espaço simbólico da praia: a dialética entre o espaço público e o espaço privado na representação da urbe carioca presente na literatura e no cinema brasileiros.
As artes plásticas nas décadas de 1930 e 1940: Di Cavalcanti e Portinari. O enriquecimento da temática realista: o protagonismo do homem rural na pintura. A temática nordestina.
Bibliografia:
BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).
DREYFUS, Dominique (1999): O violão vadio de Baden Powell (São Paulo: Editora 34).
Not Taught.
14 Novembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 12 e 14 de novembro, se encontrará no "I Congreso Internacional de Literatura Brasileña", na Universidade de Salamanca), nos dias 12 e 14 de novembro não haverá aulas.
Not Taught.
12 Novembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 12 e 14 de novembro, se encontrará no "I Congreso Internacional de Literatura Brasileña", na Universidade de Salamanca), nos dias 12 e 14 de novembro não haverá aulas.
A mudança progressiva da linguagem artística brasileira
7 Novembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 12 e 14 de novembro, se encontrará no "I Congreso Internacional de Literatura Brasileña", na Universidade de Salamanca),
nos dias 12 e 14 de novembro não haverá aulas.
O contributo principal de João Gilberto à Bossa Nova: a batida da bossa.
A polémica entre os sambistas e os novos compositores e a canção-manifesto "Desafinado".
O período de desenvolvimento da ‘era Kubitschek’. A criação de Brasília e a mudança da capital. O espírito do tempo e os valores sociais, políticos e simbólicos do projeto arquitetónico e urbanístico de Brasília. Leitura de um brevíssimo excerto do livro A curva do tempo de Oscar Niemeyer.
As diversificações e divergências no movimento da Bossa Nova: o samba engajado e a aproximação da música popular. Análise da canção «Pau de arara» de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Bibliografia:
BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).
DREYFUS, Dominique (1999): O violão vadio de Baden Powell (São Paulo: Editora 34).
NIEMEYER, Óscar (1998): As curvas do tempo (Rio de Janeiro: Revan).
A renovação da bossa nova
5 Novembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 12 e 14 de novembro, se encontrará no "I Congreso Internacional de Literatura Brasileña", na Universidade de Salamanca),
nos dias 12 e 14 de novembro não haverá aulas.
Caraterísticas gerais da Bossa Nova e diferenças a respeito do samba.
Os temas da bossa nova: a visão da mulher como objeto da poesia/música, a nova utopia urbana e a saga oceânica nas canções.
O nascimento da Bossa. A colaboração de Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Oscar Niemeyer na encenação da peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius. A composição do disco "Canção do amor demais" de Vinicius e Tom Jobim. O lançamento do disco "Chega de saudade" de João Gilberto.
O contributo principal de João Gilberto à Bossa Nova: a batida da bossa.
Leitura e breve análise de um excerto da obra Noites tropicais, de Nelson Motta.
Bibliografia:
AA.VV. (1987): Do barquinho ao avião: 30 anos de bossa-nova (Rio de Janeiro: Lider).
CAMPOS, Augusto de (1974): Balanço da bossa e outras bossas (São Paulo: Editora Perspectiva).
FREIRE, Luis Fernando (1995): Bossa-nova – História, som e imagem (Rio de Janeiro: Editora Spala).