Sumários
Primeiro teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
31 Outubro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Primeiro teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea.
O simbolismo identitário dos desfiles de Carnaval
29 Outubro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A fantasia social e a fantasia histórica no Carnaval.
A atualização de certos mitos que presidiram a literatura de viagens da descoberta e colonização do Brasil: a repetição de uma fantasia ancestral ligada ao mistério e ao exótico (as entidades misteriosas, as amazonas, as sereias, o mito da fonte de Juventa, El Dorado, etc). A exaltação complementar da flora e da fauna (tópicos da literatura de viagens portuguesa, mas também espanhola).
Revisão da matéria e esclarecimento de dúvidas relativas ao primeiro teste da disciplina.
Bibliografia:
DAMATTA, Roberto (1997): Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (Rio de Janeiro: Rocco [6ª ed.]).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).
A ficção brasileira contemporânea
24 Outubro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Conferência da Professora Doutora Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras, sobre a ficção brasileira contemporânea. A conferência foi realizada no Anfiteatro IV.
Os rituais e o simbolismo do Carnaval
22 Outubro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise de um excerto da obra Rio de Janeiro – Carnaval no fogo de Ruy Castro sobre o Carnaval: o significado real e simbólico do Carnaval. O olhar ‘de fora’ e ‘de dentro’ a respeito desse fenómeno cultural.
Análise de um excerto da obra Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro de Roberto DaMatta: exame dos rituais do Carnaval do Brasil da perspetiva sociológica. Os paradoxos do desfile carnavalesco: a transgressão e a reprodução da hierarquia social na ‘livre competição’ das escolas.
A teatralização do Carnaval: a pompa e a nobreza da perspetiva das classes populares. A inversão simbólica estabelecida entre o ‘desfilante’ e a figura que representa no desfile: a transmutação de pobre em nobre.
Bibliografia:
DAMATTA, Roberto (1997): Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (Rio de Janeiro: Rocco [6ª ed.]).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).
A nova geração do samba: o samba-canção e a utopia musical de um Brasil edénico.
17 Outubro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A utopia musical de um 'país tropical': Ary Barroso e a criação do samba-exaltação. Ufanismo, nacionalismo e música popular nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil. Análise dos mitos culturais nacionais e identitários presentes em “Aquarela do Brasil”. Análise da interpretação forânea desses mitos: a visão fascinada da cidade alheia presente em Aló, amigos de Walt Disney. O tipo do malandro carioca materializado na figura do Zé Carioca. O mito da América festiva: a preponderância crescente do princípio do prazer em detrimento do princípio da realidade.
O fenómeno da contaminatio na cultura popular: a ‘transferência’ dos valores da exuberância e da Beleza presentes na idealização edénica da natureza brasileira para os seus moradores: Carmen Miranda, símbolo de um Brasil de 'exportação', de prazer e extravagância.
Bibliografia:
CABRAL, Sérgio (1993): No tempo de Ary Barroso (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).