Sumários

O novo mecenato surgido na cidade de São Paulo na década de 1950

18 Novembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O novo impulso da industrialização no eixo São Paulo Rio e o desenvolvimento de um novo mecenato.

A criação dos museus de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro e do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A função de pólos irradiadores da cultura plástica desses museus.

Os propósitos da criação da Bienal de Arte de São Paulo: ampliar os contatos com as produções artísticas internacionais e a conquista para a cidade de São Paulo da posição de centro artístico mundial.

A marca registada da Bienal: a grandiosidade. A presença da obra dos abstracionistas suíços, de Picasso (e do "Guernica"), de Brancusi, Giorgio Morandi, dos muralistas mexicanos e de Jackson Pollock nas primeiras edições da Bienal.

 

Nº de alunos: 15

Bibliografia:

AA.VV. (1994): Abstracionismo: marcos históricos (São Paulo: Instituto Itaú Cultural).

Aguilar, Nelson (2000), “Brasil, Século XX”, in AA. VV., Século 20: Arte do Brasil, (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian): pp. 13-21.


A mudança progressiva da linguagem artística brasileira

13 Novembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O período de desenvolvimento na ‘era Kubitschek’. 

A criação de Brasília e a mudança da capital. O espírito do tempo e os valores sociais, políticos e simbólicos do projeto arquitetónico e urbanístico de Brasília. 

Leitura e análise de um breve excerto do livro A curva do tempo de Oscar Niemeyer.

As diversificações e divergências no movimento da Bossa Nova: a influência do jazz, o samba engajado e a aproximação da música popular. 

Análise da canção «Pau de arara» de Vinicius de Moraes e Baden Powell.

As artes plásticas nas décadas de 1930 e 1940: Di Cavalcanti e Portinari. Importância do muralismo mexicano. Enriquecimento da temática realista: o protagonismo do homem rural na pintura. A temática nordestina.

 

Bibliografia:

BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).

DREYFUS, Dominique (1999): O violão vadio de Baden Powell (São Paulo: Editora 34).

NIEMEYER, Óscar (1998): As curvas do tempo (Rio de Janeiro: Revan).


Vinicius de Moraes: a importância do poeta e compositor na cultura contemporânea brasileira

11 Novembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Visualização (continuação) de um breve fragmento do documentário "Vinicius de Moraes" de Miguel Faria Jr.

A história do Brasil na altura da Bosa Nova: o suicídio de Getúlio Vargas, o surgimento de uma nova era com Juscelino Kubitschek.

O nascimento da Bossa. A colaboração de Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Oscar Niemeyer na encenação da peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius. A composição do disco "Canção do amor demais" de Vinicius e Tom Jobim. O lançamento do disco "Chega de saudade" de João Gilberto.

O contributo principal de João Gilberto à Bossa Nova: a batida da bossa.

A polémica entre os sambistas e os novos compositores e a canção-manifesto "Desafinado".


Bibliografia:

AA.VV. (1987): Do barquinho ao avião: 30 anos de bossa-nova (Rio de Janeiro: Lider).

FREIRE, Luis Fernando (1995): Bossa-nova – História, som e imagem (Rio de Janeiro: Editora Spala).


O bairro de Ipanema: o palco de várias revoluções artísticas na segunda metade do século XX

6 Novembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Causas sociais da importância cultural do bairro carioca: a emigração europeia de alto nível cultural na década de '30, a importação das vanguardas da Europa, o convívio constante e o intercâmbio entre os intelectuais e artistas nos limites de um bairro distante do centro da cidade.

A exposição constante nesse pequeno espaço de Ipanema ao intercâmbio: a relevância da multidisciplinaridade. A revolução renovadora nas outras artes: a prosa de Guimarães Rosa, a poesia e a arte concreta, o Cinema Novo e o Teatro Arena.

Caraterísticas gerais da Bossa Nova e diferenças a respeito do samba.

Os temas da bossa nova: a visão da mulher como objeto da poesia/música, a nova utopia urbana e a saga oceânica nas canções.

A importância de Vinicius de Moraes para a música e a literatura brasileira

Visualização e comentário de um breve fragmento do documentário "Vinicius de Moraes" de Miguel Faria Jr.: as caraterísticas da poesia, do teatro e da música de Vinicius de Moraes. Avaliação da importância do artista como figura central da música e da poesia brasileiras.

 

Bibliografia:

CAMPOS, Augusto de (1974): Balanço da bossa e outras bossas (São Paulo: Editora Perspectiva).

CASTRO, Ruy (2000): Ela é carioca – Uma enciclopédia de Ipanema (São Paulo: Companhia das Letras).


Os rituais e o simbolismo do Carnaval

4 Novembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise de um excerto da obra Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro de Roberto DaMatta: exame dos rituais do Carnaval do Brasil da perspetiva sociológica. Os paradoxos do desfile carnavalesco: a transgressão e a reprodução da hierarquia social na ‘livre competição’ das escolas.

A teatralização do Carnaval: a pompa e a nobreza da perspetiva das classes populares. A inversão simbólica estabelecida entre o ‘desfilante’ e a figura que representa no desfile:  a transmutação de pobre em nobre.

A fantasia social e a fantasia histórica no Carnaval. A atualização de certos mitos que presidiram a descoberta e colonização do Brasil: a repetição de uma fantasia ancestral ligada ao mistério e ao exótico (as entidades misteriosas, as amazonas, as sereias, o mito da fonte de Juventa, El Dorado, etc). A exaltação complementar da flora e da fauna (tópicos da literatura de viagens portuguesa, mas também espanhola).

 

Bibliografia:

DAMATTA, Roberto (1997): Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (Rio de Janeiro: Rocco [6ª ed.]).

VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).