Sumários

A tragédia de Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense

12 Abril 2016, 12:00 Abel Pena

Origens da tragédia. Breve panorama sobre as teorias das origens O que é uma tragédia ática?A tragédia segundo Aristóteles, W, Wilamowitz, Nietzsche Gant e Vernant. Vocabulário mínimo do trágico.Estrutura de uma tragédia ática: prólogo, párodo, episódios, estásimos, comos, êxodo. Componentes formais do drama ático.  O mito e as fontes da tragédias. Os tragediógrafos gregos. Breve cronologia do drama grego. Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense. Oresteia, uma trilogia perfeita ligada pelo tema de Orestes. Culpa e vingança, crime e castigo, justiça e direito na Oresteia. A Oresteia, um fórum multidisciplinar. A relação entre tragédia e didáctica: pathei mathos. Ésquilo e a descoberta do espírito.

 Agamémnon e a maldição dos atridas. Aspectos e fases do mito: antropofagia, violação e incesto.

 

Leituras.

Aristóteles, Poética, 1149b.

 


A tragédia de Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense

12 Abril 2016, 10:00 Abel Pena

Origens da tragédia. Breve panorama sobre as teorias das origens O que é uma tragédia ática?A tragédia segundo Aristóteles, W, Wilamowitz, Nietzsche Gant e Vernant. Vocabulário mínimo do trágico.Estrutura de uma tragédia ática: prólogo, párodo, episódios, estásimos, comos, êxodo. Componentes formais do drama ático.  O mito e as fontes da tragédias. Os tragediógrafos gregos. Breve cronologia do drama grego. Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense. Oresteia, uma trilogia perfeita ligada pelo tema de Orestes. Culpa e vingança, crime e castigo, justiça e direito na Oresteia. A Oresteia, um fórum multidisciplinar. A relação entre tragédia e didáctica: pathei mathos. Ésquilo e a descoberta do espírito.

 Agamémnon e a maldição dos atridas. Aspectos e fases do mito: antropofagia, violação e incesto.

 

Leituras.

Aristóteles, Poética, 1149b.

 


O género dramático e a cultura do século V ateniense

8 Abril 2016, 12:00 Abel Pena

Breve história do teatro antigo. Os géneros: tragédia, comédia e drama satírico. O teatro como expressão cultural e religiosa: os festivais áticos. As Panateneias e os festivais dionisíacos. As Grandes Dionísias ou Dionísias Urbanas. Dioniso: o mito, os símbolos, o teatro. Tragédia ática e sociedade, mecenato e cultura no século V ateniense. A pólis e o teatro. Liturgia das representações dionisíacas: o arconte-epónimo, as coregias, os coregos; os procedimentos e rituais religiosos, o sacerdote de Dioniso e os rituais de purificação, o júri, os poetas, os concursos, as tetralogias, tragédia, comédia e drama satírico. O espaço físico das representações: arquitectura do teatro grego. Da carroça de Téspis ao teatro de Epidauro. As várias partes do teatro. Performance e cenografia. O coro, os actores, as máscaras, o espaço, o público, o theorikon, a maquinaria. A relação axial entre tragédia e Dioniso.
Leituras:

Jeffrey Henderson, «Drama and Democracy, A companion, 2009 (consulta em e-learning)

Équilo, Oresteia (leitura integral)


O género dramático e a cultura do século V ateniense

8 Abril 2016, 10:00 Abel Pena

Breve história do teatro antigo. Os géneros: tragédia, comédia e drama satírico. O teatro como expressão cultural e religiosa: os festivais áticos. As Panateneias e os festivais dionisíacos. As Grandes Dionísias ou Dionísias Urbanas. Dioniso: o mito, os símbolos, o teatro. Tragédia ática e sociedade, mecenato e cultura no século V ateniense. A pólis e o teatro. Liturgia das representações dionisíacas: o arconte-epónimo, as coregias, os coregos; os procedimentos e rituais religiosos, o sacerdote de Dioniso e os rituais de purificação, o júri, os poetas, os concursos, as tetralogias, tragédia, comédia e drama satírico. O espaço físico das representações: arquitectura do teatro grego. Da carroça de Téspis ao teatro de Epidauro. As várias partes do teatro. Performance e cenografia. O coro, os actores, as máscaras, o espaço, o público, o theorikon, a maquinaria. A relação axial entre tragédia e Dioniso.
Leituras:

Jeffrey Henderson, «Drama and Democracy, A companion, 2009 (consulta em e-learning)

Équilo, Oresteia (leitura integral)


Da época arcaica à época clássica

5 Abril 2016, 12:00 Abel Pena

 O lugar do homem perante a sociedade e o sobrenatural. A economia, a política e a religião. Os primeiros legisladores. A legislação fundamental de Drácon,  a reforma do sistema de Sólon. Clístenes, o fundador do sistema demócrático ateninens. Os Pisístratos. Despotismo esclarecido e ostracismo. Os tiranocidas. O séc. VI, um século axial.Principais fenómenos culturais: nascimento da figura do sábio a oriente e a ocidente.  As guerras medo-persas. Consequências. Século V, século de Péricles.A acção cultural de Péricles e a democracia ateniense. Atenas, a Polis. A literatura e a polis. Heródoto e Ésquilo, História e teatro. A guerra do Peloponeso.Consequências. A assunção da tirania, o ostracismo, o sicofanta, o fim da democracia ateniense.