Sumários
Cantos IX-XII. A grande retrospectiva de Ulisses: o fantástico e o maravilhoso da viagem de Ulisses
18 Março 2016, 12:00 • Abel Pena
A saída de Tróia. Ulisses e os nostoi. Ulisses entre os
Cícones. Trácios, Citas, Amazonas, Sauromatas. O massacre. O sacerdote de Apolo
e o vinho de Máron. Tempestades. A chegada ao país dos Lotófagos. Sitófagos e
Lotófagos. Olvido e anestesia intelectual. Ulisses entre os Ciclopes. Retrato
de Polifemo: anti-social? Ausência de leis e de códigos sociais; canibalismo. A
cultura bucólica do Ciclope. O vinho de Máron e o tronco de oliveira. Ciclope e
Posídon. Ulisses polymetis: a invenção do pseudónimo 'Ninguém'. Ulisses,
Éolo e o odre dos ventos. Éolo, o meteorologista. O interdito. Os Lestrígones:
endogamia e canibalismo. Ulisses e Circe. Do mundo humano ao mundo divino; do
mundo animal ao mundo humano, as metamorfoses dos heróis. Circe e a magia
feminina. Hermes e a magia divina: Móli. Considerações em torno da planta móli.
Centralidade do canto XI. Ulisses entre os Cimérios. A nekyia ou invocação dos
mortos. Ritual e prece invocativa. Os eidola. Galeria de personagens
mitológicas. Tirésias, o profeta. O interdito de Tirésias: não matarás as vacas
do Sol.O resgate de Elpenor. Ulisses e as sereias. Natureza híbrida das
sereias. O poder do canto. Sedução, conhecimento e verdade.As estratégias de
Ulisses face às sereias. Simbolismo do episódio das sereias e a sua expressão
estético-literária.
Cantos IX-XII. A grande retrospectiva de Ulisses: o fantástico e o maravilhoso da viagem de Ulisses
18 Março 2016, 10:00 • Abel Pena
A saída de Tróia. Ulisses e os nostoi. Ulisses entre os
Cícones. Trácios, Citas, Amazonas, Sauromatas. O massacre. O sacerdote de Apolo
e o vinho de Máron. Tempestades. A chegada ao país dos Lotófagos. Sitófagos e
Lotófagos. Olvido e anestesia intelectual. Ulisses entre os Ciclopes. Retrato
de Polifemo: anti-social? Ausência de leis e de códigos sociais; canibalismo. A
cultura bucólica do Ciclope. O vinho de Máron e o tronco de oliveira. Ciclope e
Posídon. Ulisses polymetis: a invenção do pseudónimo 'Ninguém'. Ulisses,
Éolo e o odre dos ventos. Éolo, o meteorologista. O interdito. Os Lestrígones:
endogamia e canibalismo. Ulisses e Circe. Do mundo humano ao mundo divino; do
mundo animal ao mundo humano, as metamorfoses dos heróis. Circe e a magia
feminina. Hermes e a magia divina: Móli. Considerações em torno da planta móli.
Centralidade do canto XI. Ulisses entre os Cimérios. A nekyia ou invocação dos
mortos. Ritual e prece invocativa. Os eidola. Galeria de personagens
mitológicas. Tirésias, o profeta. O interdito de Tirésias: não matarás as vacas
do Sol.O resgate de Elpenor. Ulisses e as sereias. Natureza híbrida das
sereias. O poder do canto. Sedução, conhecimento e verdade.As estratégias de
Ulisses face às sereias. Simbolismo do episódio das sereias e a sua expressão
estético-literária.
Odisseia, Cantos V a VIII. Ulisses entre os Feaces
15 Março 2016, 12:00 • Abel Pena
A viagem de Ulisses até aos Feaces. A Esquéria. O naufrágio como tópico literário. Atena e Leucótea. O sono de Ulisses. Retrato de Nausícaa. A natureza afável e lúdica dos Feaces. Nausícaa e Ulisses. O tópico romanesco. A metamorfose de Ulisses. Os jardins de Alcínoo. Descrição de Demódoco. O canto do aedo (VIII, 100 ...): a contenda de Aquiles e Agamémnon, Ares e Afrodite, o cavalo de Tróia. Os jogos em honra de Ulisses. A excelência de Ulisses no lançamento do disco. A identidade de Ulisses. Retrospectiva sobre a composição oral dos Poemas homéricos (Milmann Parry) e sua transmissão ao longo dos tempos. A fixação dos poemas na festa das Panateneias pelos Pisístratos. A narrativa de Ulisses entre os Feaces.
Leituras obrigatórias
Od., IX-12
Livro de consulta:
BARBARA, GRAZIOSI and EMILY GREEWOOD, (eds.), Homer in the Twentieth Century, Between World Literature and the Western canon, Oxford University Press, 2007. Capítulo:
«Homer in Albania: oral Epic and the Geography of Literature», 120-144)
Odisseia, Cantos V a VIII. Ulisses entre os Feaces
15 Março 2016, 10:00 • Abel Pena
A viagem de Ulisses até aos Feaces. A Esquéria. O naufrágio como tópico literário. Atena e Leucótea. O sono de Ulisses. Retrato de Nausícaa. A natureza afável e lúdica dos Feaces. Nausícaa e Ulisses. O tópico romanesco. A metamorfose de Ulisses. Os jardins de Alcínoo. Descrição de Demódoco. O canto do aedo (VIII, 100 ...): a contenda de Aquiles e Agamémnon, Ares e Afrodite, o cavalo de Tróia. Os jogos em honra de Ulisses. A excelência de Ulisses no lançamento do disco. A identidade de Ulisses. Retrospectiva sobre a composição oral dos Poemas homéricos (Milmann Parry) e sua transmissão ao longo dos tempos. A fixação dos poemas na festa das Panateneias pelos Pisístratos. A narrativa de Ulisses entre os Feaces.
Leituras obrigatórias
Od., IX-12
Livro de consulta:
BARBARA, GRAZIOSI and EMILY GREEWOOD, (eds.), Homer in the Twentieth Century, Between World Literature and the Western canon, Oxford University Press, 2007. Capítulo:
«Homer in Albania: oral Epic and the Geography of Literature», 120-144)
Odisseia: poema de nostos, poema de viagem, poemas de descobertas
11 Março 2016, 12:00 • Abel Pena
Leituras e abordagens da Odisseia. Do romance, ao conto e ao cinema. Principais objectivos da narrativa homérica:hedonê, thelgein, thaumasta. A viagem, o maravilhoso e o fantástico. A Odisseia e o léxico do mar. O universo de Posídon nictofobias e nictomorfismos.
Referência aso ciclos épicos: tebano e troiano. Noção e etimologias de nostos. Quem são os nostoi? A estrutura do poema. Estudos dos cantos I-IV: a telemaquia ou a viagem de Telémaco pelo oikouménos do Mediterrâneo. Retrato de Telémaco. Telémaco e Atena (Mentor). Telémaco e os essomenoi
(vindouros). O concílio dos deuses. A viagem a Pilos e a Esparta. As
narrativas de Menelau no canto IV. O Egipto, Proteu, Helena, Menelau e
os nostoi. Significado geral da viagem da Telemaquia: iniciação ao mundo
da viagem, busca da legitimidade política e institucional, busca da
identidade heróica, busca do pai. O regresso a Ítaca e a emboscada dos
pretendentes.
Canto V: Ulisses na ilha de Calipso (Ogígia). Um homem frente ao mar. Análise do episódio a partir do quadro de Arnold
Böcklin. Hermes e ecossistema da ilha. A presença e o encantamento de Hermes. O mito de Aurora (Eos). Eos, Titono e Mémnon.
Próxima leituras
Od., Cantos V-XII