Sumários

Rei Édipo: narrativas da infância e geografias do herói.

30 Novembro 2018, 10:00 Abel Pena

As narrativas da infância. Exposição e fosterage. O percurso trágico de Édipo: de Tebas a Corinto, de Delfos a Tebas. Triunfo e apoteose de Édipo. A peste em Tebas ou o regresso ao caos. Tebas e Atenas. Mácula (miasma). Investigação de Édipo.

Apresentação de As Bacantes de Eurípides pelos alunos


Apresentação de trabalhos orais

29 Novembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Os alunos apresentarem individualmente trabalhos orais com a breve duração de 10 minutos, sobre tema proposto pela docente ou sugerido pelo aluno e previamente aceite pela docente. Os trabalhos eram individuais e foram comentados e classificados pela docente no final da aula. Os temas trabalhados foram os seguintes:as imagens dos animais na Oresteia; o papel do Coro na trilogia esquiliana; o feminino versus o masculino na Oresteia; as personagens secundárias na Oresteia; a profecia das águias e da lebre em Agamémnon


Entrega de exercícios escritos e correcção individualizada

29 Novembro 2018, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Entrega individualizada de exercícios escritos com correcção direccionada para os erros de cada aluno.


Esta aula compensou a aula de dia 17 de Setembro que a docente não pode dar em virtude de estar no estrangeiro em trabalho.


De Ésquilo a Sófocles: o apogeu da tragédia grega

27 Novembro 2018, 10:00 Abel Pena

As Euménides, solução luminosa de uma maldição. Problemática dos deuses novos e velhos. A questão dos poderes: anarquia, democracia e despotismo. O tribunal do Areópago: função histórica, política e religiosa em Atenas. O julgamento de Orestes: entre casuística e retórica da Persuasão. Dimensão e problemática do logos, versus bia e kratos.  A Oresteia no contexto das reformas democráticas de Sólon, Clístenes e Péricles. Geografia e política na Oresteia. Do mito à actualidade: As Euménides de Ésquilo e as Benevolentes de Jonathan Littel.Características gerais da tragédia de Sófocles. 

O herói trágico sofocliano. Antropocentrismo, destino e mântica. A importância dos oráculos e posição estratégica de Delfos. Rei Édipo. Édipo na tradição poética e na teoria literária: de Homero a Aristóteles. Édipo e os ciclos edipianos. Oedipus Rex, argumento da Máquina infernal de J. Cocteau.  O ciclo tebano e a maldição dos Labdácidas: Lábdaco, Laio, Édipo. Condicionalismos e insondabilidade dos oráculos e a mundividência dos heróis sofoclianos.


Eurípides

26 Novembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Eurípides e a transformação da cultura ateniense: visão de Eurípides na Antiguidade e na contemporaneidade. A nova visão de Eurípides sobre o Homem. A influência do pensamento sofístico.

Início do estudo de Aristófanes.

A docente disse aos alunos que os exercícios escritos realizados em 12.11 estavam corrigidos e, atendendo aos fracos resultados, se faria uma entrega individualizada das provas aos alunos.

Os alunos continuaram a poder inscrever-se nos trabalhos orais que seriam apresentados dia 29.11.