Sumários

Ilíada. Mito e história da guerra de Tróia

28 Setembro 2018, 10:00 Abel Pena

 A mitologia do bronze e a mitologia do guerreiro. A simbologia do bronze e as armas do herói épico: o carro, a espada, os cavalos, os ornamentos. O bronze  como símbolo solar na Europa. Hesíodo e a 'raça divina de heróis'.

Mito e epopeia. Sobre a 'cólera funesta de Aquiles'. Homero e as diversas formas de designar os Gregos na Ilíada. Multiplicidade dos etnoguerreiros. Mito e história da guerra de Tróia, Hissarlik (Turquia). Etapas do mito: Éris  e as bodas de Tétis e Peleu; o julgamento de Páris; o rapto de Helena. Da transgressão da hospitalidade aos preparativos bélicos e ao resgate de Helena. Motivos reais, históricos, políticos e guerreiros. A confederação micénica. A ideologia da guerra e o expansionismo micénico. Em torno da historicidade da Ilíada. Testemunhos epigráficos, arqueológicos, literários. Tróia e Micenas, o sonho de H. Schliemann: do tesouro de Príamo ao tesouro do Atrida. A estratigrafia de Tróia. H. Schliemann, C. Blegen, W. Dörpfeld. A Tróia VIIa. Novos testemunhos e novas tecnologias. Teorias sobre a destruição de Tróia. A teoria sísmica e a teoria mítica posidiana. Tróia e a civilização Hitita (Hattusa). Descobertas arqueológicas e linguísticas. Bedriche Hrozný e a decifração da escrita cuneiforme Hitita (1914).

Bibliografia complementar: 

 King, W. (1977), Heinrich Schliemann: Heros and Mythos. University of Texas


Planificação e início do estudo da Ilíada.

27 Setembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Apresentação da planificação e da bibliografia:


PARTE I

 

Diversidade Cultural

do mundo mediterrâneo.

Os Poemas Homéricos e a Idade dos Heróis

 

 

Aulas 27.09, 01.10


A Ilíada e a aretê heróica

 

 

 

 

 

Aulas 04, 08.10

Ulisses e o sentido da viagem: imaginário, fantástico e quotidiano

 

 

 

Aulas 11 e 15.10 e

 

FICHA DE LEITURA

ILÍADA E ODISSEIA

 

18.10

_________________

A época arcaica: o homem, a sociedade e o sobrenatural

 

 

 

Aulas   18 e 22.10

PARTE II

 

Cultura e Sociedade na Atenas do séc. V a.C.

A Democracia Ateniense. Das Guerras Pérsicas ao apogeu de Atenas

 

Aula 29.10

 

O Teatro Grego e a sua importância política:

 

O espaço físico

Os festivais

Os temas

 

Tragediógrafos e Comediógrafos

 

05.11

 

 

Aristóteles: a Arte Poética

 

AULA ABERTA

 

08.11

 

Os alunos serão convidados a fazer um resumo da aula aberta com vista à avaliação contínua

PRIMEIRA PROVA OBRIGATÓRIA (25%)

 

Prova escrita presencial, para avaliar conhecimentos pontuais da primeira e da segunda parte do programa

 

12.11

 

Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense

 

Obras:

Oresteia

 

Aula 15.11

 

 

 

 

 

 

 

Sófocles e o apogeu da tragédia

 

Obras:

Antígona e Rei Édipo

 

Aula 19.11

 

 

Eurípides e a transformação da cultura ateniense

 

Obras:

Medeia, Alceste

 

 

Aula 22.11

 

 

Aristófanes: crítica literária e crítica política

 

Obra:

Rãs

 

Aula 26.11

 

 

 

Trabalhos apresentados pelos alunos sobre Teatro Antigo (temas sugeridos pela docente)

 

29.11

PARTE III

 

Expressões culturais da Roma do séc. I aC.

 

 

A geração de Augusto: dos finais da República Romana ao nascimento do Principado

 

03.12

 

 

 

Mitos da fundação de Roma como ideário de um Império

 

 

06.12

 

 

 

 

 

 

A geração de Augusto: A Eneida como expressão da exaltação de Roma e dos valores universais

 

10, 13.12

 

AULA ABERTA

 

SEGUNDA PROVA OBRIGATÓRIA (50%). PROVA GLOBAL

17.12

 

FICHA DA ENEIDA

20.12

PROVA EXTRAORDINÁRIA (em caso de o aluno ter faltado, com falta devidamente justificada, a uma das duas provas anteriores)

OBRAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA:

Epopeias:

Ilíada

Odisseia

Eneida, de Virgílio

 

Teatro:

Oresteia, de Ésquilo

Antígona, de Sófocles

Alceste, Medeia, de Eurípides

Rãs, de Aristófanes

 

 

Outras Leituras:

Lírica grega arcaica.

Leitura das lendas fundacionais de Roma a partir de Tito Lívio, Da fundação da cidade de Roma.

Poética, Aristóteles

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Estudos em monografias que reúnem a colaboração de vários autores (por ordem cronológica de publicação):

AAVV (1986). The Oxford History of the Classical World, ed. J. Boardman, J. Griffin, O. Murray. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (1988). Oxford Readings in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion, ed. S. Price, E. Kearns. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2005). A Companion to Greek Tragedy. Oxford, Victoria: Blackwell Publishing.

AAVV (2007). Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western canon, ed. Barbara Graziosi and Emily Greenwood. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2008², reprint: 2005). A Companion to Greek Tragedy, ed. J. Gregory. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.

AAVV (2012). Studies in Ancient Greek and Roman Society, ed. R. Osborne. Cambridge, São Paulo: Cambridge: Cambridge University Press.

 

Estudos em monografia ou artigo publicado em revista  (por ordem alfabética):

D. Bouvier (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble: Jerôme Million.

 

M. H. R. Rocha Pereira (2012¹¹). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 1. Cultura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian II Cultura Romana, 2ª ed. 1990

 

M. H. R. Rocha Pereira (2009³). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 2. Cultura Romana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

K. Galinsky (1996). Augustan Culture: an interpretative introduction. Princeton: N.I.

F. Lourenço (2004). Grécia Revisitada. Lisboa: Livros Cotovia.

D. Raeburn  (2016). Greek Tragedies as Plays for Performance. Oxford, Malden, Chicester:  Wiley Blackwell.

P. Rhodes (2010², second revised edition). A History of the Classical Greek World 478-323 BC. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.

M.F.S. Silva (2005). Ensaios sobre Eurípides. Lisboa: Livros Cotovia.


Dia e hora da aula de tutoria: quintas às 14:00.

Início do estudo da Ilíada: os Aqueus (Argivos ou Dánaos), os Atridas e os patronímicos. O tema da Ilíada. Os heróis e a honra.

 

 

 


Apogeu e queda das civilizações Minóico-cretense e Micénica. Das idades obscuras ao milagre grego

25 Setembro 2018, 10:00 Abel Pena

 Apogeu e queda das civilizações. Teorias e causas. Creta e os trabalhos de Spyridon Marinatos em Tera. Dendronologia e dendrocronologia. Teorias sobre a ruína dos micénicos. Em torno dos Dórios: J. Chadwick, Finley, Cartlege. J. Chadwick, Michael Ventris e a descoberta do Linear B. Estrutura trifuncional da sociedade micénica. O wanax. A religião micénica e as concepções post-mortem. A arte; o panteão micénico.

Das Idades obscuras ao ‘milagre grego’ (séc. IX-VIII a.C.). O milagre grego: a fundação de colónias, a demografia, actividades produtivas, os jogos panhelénicos (776), a descoberta da escrita e a introdução do alfabeto (750). Cadmo e as origens míticas do alfabeto fenício. Da Idade do bronze à idade dos heróis. 

Bibliografia: J. Chadwick, The Mycenaean World. Cambridge University Press, 1976 
J. Chadwick, The decipherment of linear B. Cambridge University Press, 1967. 

Consultar Hesíodo, Trabalhos e Dias, 106-173


Não houve aula

24 Setembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Não houve aula porque a docente estava em serviço no estrangeiro: proferiu a conferência de abertura da I Jornada de Estudos sobre a Argonáutica de Apolônio de Rodes, na Universidade de S.Paulo (USP).


As culturas e as civilizações minóico-cretenses e micénica

21 Setembro 2018, 10:00 Abel Pena

Os Minóico-cretenses. Arthur Evans e a descoberta da civilização minóica. Aspectos sociais, artísticos e culturais da sociedade minóica. Fitomorfismo e tauromorfismo. O estilo voluminal nos palácios.A cerâmica mínia e camarês. Motivos vegetativos e marítimos; os afrescos. Aspectos da talassocracia cretense. O linear A e a sua função no sistema burocrático minóico-cretense. Os mitos. O mito de Europa e os mitos do labirinto: Minotauro, Dédalo e Ícaro, Teseu e Ariadne. Filme em 3D sobre Cnossos e os palácios minóicos. Audição do lamento de Ariadne de Monteverdi.