Sumários

A Eneida como expressão da exaltação de Roma e dos valores universais

13 Dezembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A Eneida e o seu significado político: a importância do escudo de Eneias. Estudo pormenorizado do escudo e comentário ao significado das lendas nele representadas. A inserção da Eneida na tradição épica: motivos, episódios, linguagem.

A Eneida como poema imortal.


Apresentação de trabalhos orais

13 Dezembro 2018, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Apresentação de trabalhos orais realizados pelos alunos sobre Eurípides, subordinados aos temas "Medeia, grega ou bárbara?" e a "dicussão do direito à vida em Alceste".

Comentário aos trabalhos apresentados e respectiva avaliação.

Esta aula extraordinária compensou a de 25.10 em que a docente esteve num congresso sobre teatro antigo na Universidade de Santiago de Compostela, apresentando uma conferência sobre o conceito de θυμός no teatro de Eurípides.


Vergílio e as fontes da Eneida. Cantos I-VI

11 Dezembro 2018, 10:00 Abel Pena

A tradição oral. Lendas e narrativas itálicas. A tradição escrita grega e alexandrina. Os neoteroi. Lívio Andronico e a sua tradução da Odisseia.  Homero e Virgílio: tradição e inovação, diferenças e semelhanças. As genealogias míticas e as famílias dos patrícios romanos. Os Iulii na Eneida. A Eneida ou o canto e as armas. Entre grecidade e latinidade. A Eneida - um poema que une a Ilíada e a Odisseia. A viagem de Eneias. Principais etapas. A Chegada a Cartago. Dido e Eneias. Romance e epopeia. A chegada a Cumas.Cumas na história da colonização grega. Do templo de Apolo ao antro ctónico da Sibila. Em busca do pai Anquises. Eneias e a Sibila de Cumas. A catábase de Eneias e as grandes catábases da Antiguidade. A descida de Eneias aos Infernos (Inferi) como modelo das 'viagens ao além' no imaginário medieval.  O ramo de ouro. A Sibila no papel de guia psicopompo. O Averno. Geografia e topografia do mundo infernal,  Locus horribilis. Figuras e personagens do Averno. penas e castigos no Averno. Mito, história e imaginário ocidental.  O  locus amoenus. Museu,  optime uates. Do poeta Museu a Dante e à leitura alegórica do poema. Eneias diante de Anquises. Metemsomatose e metempsicose: passado, presente e futuro. Os homens ilustres de Roma, ascendências e descendências. Significado destas teorias no contexto cultural, político e religioso de Roma no tempo de Augusto.



As lendas fundacionais de Roma

10 Dezembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As lendas da fundação de Roma como ideário de um Império: Eneias, os gémeos Rómulo e Remo, o rapto das sabinas,os trigémeos Horácios e Curiácios, Horácio Cocles, Múcio Cévola e Clélia. O valor axiológico das lendas: os valores romanos da fides, pietas, pax, virtus, entre outros. O significado etiológico de algumas destas lendas.


O século de Augusto

7 Dezembro 2018, 10:00 Abel Pena

Visão cronológica sucinta do império Romano.

Da instauração da República (509 a.C.) ao Principado de Augusto (27 a.C.).

Os triunviratos. A batalha de Áccio.

O saeculum augustanum. A  aurea aetas.

Apresentação pelos alunos dos cantos 1-6 da Eneida de Virgílio