Sumários

Ésquilo,Coéforeas e Euménides. Do  mundo dos atridas às novas gerações.

23 Novembro 2018, 10:00 Abel Pena

A morte de Agamémon: diagnóstico de um crime. O tópico da culpa: culpa pessoal e culpa hereditária. O dilema da escolha. Livre arbítrio, Fatalidade (ananké), Destino e forças coercivas. A noção de miasma. A figura de Clitemnestra ou o poder no feminino no oikos palacial. Instrumento da Némesis ou vingança premeditada? Análise do tópico culpa e expiação. 

Coéforas: aspectos relevantes. Orestes, Electra e Pílades: o confronto de gerações. Três pistas para a anagnórise. A educação de Orestes: fosterage e filia.

Apresentação oral da tragédia de Sófocles, Rei Édipo, pelos alunos


Sófocles: os principais temas presentes nas tragédias Antígona e Rei Édipo

22 Novembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Os principais temas presentes na peça Antígona: o carácter masculino da autoridade política; a philia; o conflito entre direito natural e direito positivo. Rei Édipo: peça imortal. Os deuses e os homens no teatro sofocliano. Início do estudo de Eurípides.

Apresentação dos temas para trabalho oral aos alunos.
 


Ésquilo, A Oresteia, uma trilogia do destino, da vingança e do direito.

20 Novembro 2018, 10:00 Abel Pena

Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. O que é uma tragédia ática? Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz, Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da tragédia.

Análise da peça Agamémnon: elementos culturais relevantes. A maldição dos Atridas; o banquete antropofágico. Endogamia, incesto, miasma. Agamémnon: herói épico e herói trágico. 


Sófocles

19 Novembro 2018, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do estudo de Ésquilo: o enaltecimento de Atenas e da sua posição hegemónica na Oresteia. Início do estudo de Sófocles: o apogeu da tragédia.


Arquitectura, cenografias do teatro grego

16 Novembro 2018, 10:00 Abel Pena

Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro.

Apresentação das Euménides pelos alunos e discussão de temas levantados pela tragédia de Ésquilo