Sumários

Ulisses e o imaginário, o fantástico e o quotidiano

8 Março 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As comunidades helénicas na Odisseia (concusão do estudo). A representação do mundo não grego na Odisseia: significado dos vários episódios. Leitura de excertos. 
Comentário ao divino nos Poemas Homéricas: da Ilíada à Odisseia, da cultura de vergonha à cultura de culpa, de um Zeus capaz de ludibriar a um Zeus justiceiro que castiga a insolência dos homens. 
Articulação com a cultura da época arcaica: o homem e a sociedade na época arcaica. Leitura de excertos.


A Ilíada. Mito e história da guerra de Tróia

6 Março 2018, 16:00 Abel Pena

A mitologia do bronze e a mitologia do guerreiro. A simbologia do bronze e as armas do herói épico: o carro, a espada, os cavalos, os ornamentos. O bronze  como símbolo solar na Europa. Hesíodo e a 'raça divina de heróis'.

Mito e epopeia. Sobre a 'cólera funesta de Aquiles'. A guerra entre Aqueus e Troianos. Homero e as diversas formas de designar os Gregos na Ilíada. Multiplicidade dos etnoguerreiros. Mito e história da guerra de Tróia, Hissarlik (Turquia). Etapas do mito: Éris  e as bodas de Tétis e Peleu; o julgamento de Páris; o rapto de Helena. Da transgressão da hospitalidade aos preparativos bélicos e ao resgate de Helena. Motivos reais, históricos, políticos e guerreiros. A confederação micénica. A ideologia da guerra e o expansionismo micénico. Em torno da historicidade da Ilíada. Testemunhos epigráficos, arqueológicos, literários. Tróia e Micenas, o sonho de H. Schliemann: do tesouro de Príamo ao tesouro do Atrida. A estratigrafia de Tróia. H. Schliemann, C. Blegen, W. Dörpfeld. A Tróia VIIa. Novos testemunhos e novas tecnologias.Teorias sobre a destruição de Tróia. A teoria sísmica e os abalos de terra na Ilíada atribuídos a Posídon. Tróia e a civilização Hitita (Hattusa). Descobertas arqueológicas e linguísticas. Bedriche Hrozný e a decifração da escrita cuneiforme Hitita (1914).

Bibliografia complementar: 

 King, W. (1977), Heinrich Schliemann: Heros and Mythos. University of Texas

Raaflaub, K. A. (1998), ‘Homer, the Trojan war and history’, The Classical world 91.5, pp. 386-403.


A Ilíada

6 Março 2018, 14:00 Sofia Frade

O herói Homérico. Os Deuses em Homero

Informações sobre a realização do trabalho.


Ulisses e o sentido da viagem

5 Março 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A Odisseia: tema e caracterização do herói como πολύτροπος. Comentário aos primeiros versos do poema. Apresentação do poema e seus principais episódios. 

A viagem de Ulisses: o mar como elemento caótico inicial na cultura do médio Oriente antigo. O sentido da viagem e a representação do mundo grego. Leitura de excertos.


Apogeu e queda das civilizações Minóico-cretense e Micénica. Das idades obscuras ao milagre grego

2 Março 2018, 16:00 Abel Pena

Apogeu e queda das civilizações. Teorias e causas. Creta e os trabalhos de Spyridon Marinatos em Tera. J. Chadwick e a queda dos minóicos. Dendronologia e dendrocronologia. Teorias sobre a ruína dos micénicos. Em torno dos Dórios: J. Chadwick, Finley, Cartlege. J. Chadwick, Michael Ventris e a descoberta do Linear B. Estrutura trifuncional da sociedade micénica. O wanax. A religião micénica e as concepções post-mortem. A arte micénica.

Das Idades obscuras ao ‘milagre grego’ (séc. IX-VIII a.C.). Principais características das Idades Obscuras. O milagre grego: a fundação de colónias, a demografia, actividades produtivas, os jogos panhelénicos (776), a descobertas da escrita e a introdução do alfabeto (750). Cadmo e as origens do alfabeto fenício. Da Idade do bronze à idade dos heróis.


Bibliografia: J. Chadwick, The Mycenaean World. Cambridge University Press, 1976 
J. Chadwick, The decipherment of linear B. Cambridge University Press, 1967.