Sumários

Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática

27 Abril 2018, 16:00 Abel Pena

Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. O que é uma tragédia ática? Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz, Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da tragédia..


Teste

27 Abril 2018, 14:00 Sofia Frade

Teste


O teatro de Eurípides

26 Abril 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Euípides e a transformação da cultura ateniense: o tragediógrafo visto aos olhos dos seus contemporâneos e o tragediógrafo visto hoje. O papel dos sofistas na revolução cultural do séc. V aC. O novo conceito de trágico com Eurípides. Referências às três peças do programa: Alceste, Medeia e Troianas. 

Apresentação dos temas dos trabalhos orais sobre o teatro euripidiano, sugeridos aos alunos. As apresentações orais de Eurípides serão feitas nos dias 10 e 14 de Maio. 


Liturgia das representações

24 Abril 2018, 16:00 Abel Pena

 Considerações sobre o género dramático. O drama ático; tragédia, comédia e drama satírico. Os festivais áticos. Liturgia das representações das grandes Dionísias.

Ésquilo, Oresteia: apresentação de Agamémnon pelos alunos

Bibliografia complementar:

1. H. C. Baldry, The Greek tragic Theater, London, 1971

2. Jeffrey Henderson, «Drama and Democracy, A companion, 2009


Rei Édipo

24 Abril 2018, 14:00 Sofia Frade

A amartia e a questão do conhecimento.