Sumários

Apresentação do programa e da bibliografia, planificação.

19 Fevereiro 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Apresentação do programa e da planificação do semestre. Marcação do horário de atendimento: segundas às 18:00. 


Diversidade Cultural

do mundo mediterrâneo.

Os Poemas Homéricos e a Idade dos Heróis

 

Aulas 19 e 22.02

A Ilíada e a aretê heróica

 

 

 

 

Aulas 26.02 e 01.03

Ulisses e o sentido da viagem: imaginário, fantástico e quotidiano

 

 

Aulas 05 e 08.03

 

FICHA DE LEITURA

ILÍADA E ODISSEIA

 

12.03

_________________

A época arcaica: o homem, a sociedade e o sobrenatural

 

 

Aulas 12, 15. e 19.03

 

 

Cultura e Sociedade na Atenas do séc. V a.C.

A Democracia Ateniense. Das Guerras Pérsicas ao apogeu de Atenas

 

Aula 22.03

 

O Teatro Grego e a sua importância política:

 

O espaço físico

Os festivais

Os temas

 

Tragediógrafos e Comediógrafos

 

Aula: 05.04

COLÓQUIO FALAR SOBRE TEATRO GREGO NO MUSEU DO TEATRO ROMANO

 

10:00 às 12:00

Abertura por Lídia Rodrigues 10:00-10:30

Moderador: Rodrigo Furtado

Eurípides: Sofia Frade e Ana Alexandra (10:30-12:00)

 

14:30: às 17:00

Ésquilo (JPS) 14:30-15.00

Moderador Abel Pena 

Sófocles (MCF) 15.15-16:00

Intervalo

Comédia Grega

 (FO) 16:15:17:00

(SP)

 

9 DE ABRIL

 

Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense

 

Obras:

Oresteia

 

Aulas 16, 19.04

 

19.04: apresentações orais de trabalhados realizados pelos alunos sobre o teatro de Aristófanes ou de Ésquilo (temas propostos pelo professor)

Sófocles e o apogeu da tragédia

 

Obras:

Rei Édipo e Antígona

 

 

23, 26.04  

 

PROVA ESCRITA PRESENCIAL PARA AVALIAR CONHECIMENTOS PONTUAIS

 

Peso 25%

Prova escrita presencial, para avaliar conhecimentos pontuais da matéria dada.

 

Aula 30.04

Eurípides e a transformação da cultura ateniense

 

Obras:

Alceste, Medeia, Troianas.

 

Aulas: 03, 07, 10, 14.05

 

10 e 14.05: apresentações orais de trabalhados realizados pelos alunos sobre o teatro de Sófocles e de Eurípides (temas propostos pelo professor)

 

Do século V aC para o séc. I aC:

A helenização de Roma e as expressões culturais da Roma do séc. I aC.

 

A geração de Augusto: dos finais da República romana ao nascimento do Principado

 

Aula 21.05

 

A Eneida e o seu significado:

 

As lendas da fundação de Roma como ideário de um Império.

 

Aulas 24.05

 

 

A Eneida: da exaltação de valores romanos à expressão de valores universais

 

Aula 28.05

 

 

FICHA DE LEITURA

ENEIDA

28.05

 

 

 

PROVA ESCRITA PRESENCIAL GERAL

(peso de 50%)

 

04.06

 

PROVA ESCRITA PRESENCIAL DE SUBSTITUIÇÃO

05.06

Encontro com os alunos para fazer o balanço do semestre                                08.06

OBRAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA:

Epopeias:

Ilíada

Odisseia

Eneida, de Virgílio

 

Tragédias:

Oresteia, de Ésquilo

Antígona, Rei Édipo, de Sófocles

Alceste, Medeia, Troianas de Eurípides

Comédias:

                        As mulheres que celebram as Tesmofórias, de Aristófanes

 

Outras leituras:

Lírica grega arcaica.

 


 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Estudos em monografias que reúnem a colaboração de vários autores (por ordem cronológica de publicação):

AAVV (1986). The Oxford History of the Classical World, ed. J. Boardman, J. Griffin, O. Murray. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (1988). Oxford Readings in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion, ed. S. Price, E. Kearns. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2005). A Companion to Greek Tragedy. Oxford, Victoria: Blackwell Publishing.

AAVV (2007). Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western canon, ed. Barbara Graziosi and Emily Greenwood. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2008², reprint: 2005). A Companion to Greek Tragedy, ed. J. Gregory. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.

AAVV (2012). Studies in Ancient Greek and Roman Society, ed. R. Osborne. Cambridge, São Paulo: Cambridge: Cambridge University Press.

 

Estudos em monografia ou artigo publicado em revista  (por ordem alfabética):

D. Bouvier (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble: Jerôme Million.

M. H. R. Rocha Pereira (2012¹¹). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 1. Cultura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian II Cultura Romana, 2ª ed. 1990

M. H. R. Rocha Pereira (2009³). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 2. Cultura Romana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

K. Galinsky (1996). Augustan Culture: an interpretative introduction. Princeton: N.I.

F. Lourenço (2004). Grécia Revisitada. Lisboa: Livros Cotovia.

D. Raeburn  (2016). Greek Tragedies as Plays for Performance. Oxford, Malden, Chicester:  Wiley Blackwell.

P. Rhodes (2010², second revised edition). A History of the Classical Greek World 478-323 BC. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.

M.F.S. Silva (2005). Ensaios sobre Eurípides. Lisboa: Livros Cotovia.

 Início do estudo da Diversidade Cultural do mundo mediterrâneo: a civilização micénica.