Sumários

Odisseia, 9-12. As aventuras de Ulisses. A viagem, o maravilhoso e o fantástico

10 Abril 2018, 16:00 Abel Pena

Comentário aos principais episódios da narrativa de Ulisses (9-12); a grande analepse do herói acompanhado de mapas cartográficos. De Tróia a Ogígia: os Cícones, o vinho de Máron; entre os Lotófagos. Lotófagos e sitófagos. Os Lestrígones. No país dos Ciclopes. Polifemo. Ulisses e Ninguém. Entre ciência e mito: Éolo e o odre dos ventos. O mundo mágico: Circe; entre os Cimérios. Nekyia. Tirésias. Personagens míticas e trágicas do canto XII. Ulisses e os perigos do mar: As sereias, Cila e Caríbdis, Posídon. As sereias na arte e na literatura. Simbolismo da vela, do mastro e do canto das sereias. Interdição, transgressão, sagrado e profano na Ilha de Hiperíon. Retorno à ilha de Calipso: paradeisos,.


Atenas sec V

10 Abril 2018, 14:00 Sofia Frade

O contexto histórico e político da tragédia ática


Colóquio

9 Abril 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A aula foi substituída por um colóquio intitulado Falar sobre Teatro Grego No Museu do Teatro Romano, organizado pelo Centro de Estudos Clássicos (Lisboa). O colóquio decorreu da parte da manhã entre as 10:00 e as 12:30 e da parte da tarde entre as 14:30 e as 17:30. A docente participou com uma palestra sobre a peça Medeia de Eurípides.


Odisseia: 1- 8. Da Telemaquia a Ulisses

6 Abril 2018, 16:00 Abel Pena

A telemaquia (1-4) e o seu significado no conjunto do poema. Telémaco e os essomenoi. Telémaco e Atena/Mentor. A viagem de Telémaco. De Ítaca a Esparta, viagem pelo oikouménos. Contrastes culturais: da Ítaca semifeudal ao mundo palacial dos atridas (Pilos e Esparta). A narrativa de Menelau no canto IV e a figura metamórfica de Proteu, o Velho do Mar. O substrato egípcio da Odisseia. O canto V: Ulisses na ilha de Calipso. O mito de Eos e Titono. Iconografia de Mémnon e de Eos. Da gruta ao jardim (paradeisos) de Calipso. O ecossistema de Calipso. Hermes e Calipso. Calipso, Ulisses e a promessa de imortalidade. A viagem de Ulisses até à Esquéria (costa dos Feaces). O naufrágio. A protecção de Atena. Nausícaa e Arete. Natureza lúdica dos Feaces, a prática da hospitalidade, os jogos e as metamorfoses de Ulisses. O aedo Demódoco: posição privilegiada do poeta na corte de Alcínoo. O canto de Demódoco e Ulisses. Demódoco e Homero: semelhanças e diferenças. Da tradição oral à escrita.A acção cultural dos Pisístratos. De Milmann Parry  aos bardos servo-croatas, a Ismaíl Kadaré e a Bob Dylan: a composição oral  dos Poemas Homéricos. Breve panorama dos diversos agentes de transmissão dos poemas ao longo dos séculos


Equiparação a bolseiro

6 Abril 2018, 14:00 Sofia Frade

Equiparação a bolseiro