Sumários

A Eneida

20 Março 2018, 14:00 Sofia Frade

Augusto e a Idade do Ouro. 

A Épica Latina antes de Vergílio. 
Eneias como herói de missão. 


Conclusão do estudo da lírica e início do estudo do século V aC

19 Março 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A lírica coral: os cultores, os temas e alguns excertos.

O século V aC e as Guerras Médicas. Ésquilo e a sua tragédia que elevou a mito um acontecimento nacional. Leitura de excertos de Persas.
O apogeu de Atenas e a época de Péricles. Atenas como a escola da Hélade. Leitura de excertos de Tucídides. A Guerra do Peloponeso e declínio de Esparta e Atenas. A conquista da Grécia pelo Império da Macedónia.
Entrega e correcção das fichas de leitura dos Poemas Homéricos B e C (conclusão da entrega das fichas de leitura dos PH).


Ilíada, II-VI, VII- XVI

16 Março 2018, 16:00 Abel Pena

A segunda invocação do poeta. O catálogo da naus como exercício mnemotécnico. O canto III e o começo das aristeias. Duelo singular entre Menelau e Páris-Alexandre. A guerra como espectáculo. Taltíbio, o arauto. Os médicos de guerra: os iatroi. iatroi e demiourgoi. Magia e anatomia. Quíron e a educação de Aquiles. Apolo e Asclépio.Os Asclepíades. Homero e a medicina ocidental. Focalização de Diomedes no canto V. Características deste herói. Diomedes e Eneias. Diomedes e Afrodite.

Canto VI: hospitalidade, honra e vergonha na sociedade homérica (episódio de Glauco e Diomedes). Da cultura da vergonha à cultura da troca (Potlatch)

A despedida de Heitor e Andrómaca. A singularidade do episódio na estrutura do poema épico: lirismo e intimidade; Heitor e Astíanax; a prece de Heitor. A morte como esquecimento. Por uma cultura da memória: os essomenoi. O epitáfio imaginário de Heitor. O cerne da linhagem paterna, o genos.

 Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Sêma e graphê. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino.
A balança de Zeus. Solaridade dos heróis homéricos.
Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces.
A aristeia de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos de Sarpédon, filho de Zeus e de Europa.

Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do belo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política de alianças.

Canto XVI: Patrocleia. A morte de Sarpédon. Rituais e cortejo fúnebre:Hypnos e thanatos; a função de Hermes psicopompo.

Apresentação dos cantos 1-9 da Odisseia


Odisseia. O Mundo Helenístico

16 Março 2018, 14:00 Sofia Frade

A Odisseia: conclusão. 

O mundo Helenístico e o contexto histório da Eneida. 


A época arcaica

15 Março 2018, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A lírica arcaica: os vários subéneros: poesia elegíaca, guerreira, erótica ou mitológica e gnómica ou moralista; a poesia jâmbica e a lírica coral e monódica. Os poetas e os temas. Leitura de excertos.

Entrega e correcção das fichas de leitura A realizadas na aula anterior.