Sumários
A Eneida
20 Março 2018, 14:00 • Sofia Frade
Augusto e a Idade do Ouro.
Conclusão do estudo da lírica e início do estudo do século V aC
19 Março 2018, 12:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
A lírica coral: os cultores, os temas e alguns excertos.
Ilíada, II-VI, VII- XVI
16 Março 2018, 16:00 • Abel Pena
A segunda invocação do poeta. O catálogo da naus como exercício mnemotécnico. O canto III e o começo das aristeias. Duelo singular entre Menelau e Páris-Alexandre. A guerra como espectáculo. Taltíbio, o arauto. Os médicos de guerra: os iatroi. iatroi e demiourgoi. Magia e anatomia. Quíron e a educação de Aquiles. Apolo e Asclépio.Os Asclepíades. Homero e a medicina ocidental. Focalização de Diomedes no canto V. Características deste herói. Diomedes e Eneias. Diomedes e Afrodite.
Canto VI: hospitalidade, honra e vergonha na sociedade homérica (episódio de Glauco e Diomedes). Da cultura da vergonha à cultura da troca (Potlatch)
A despedida de Heitor e Andrómaca. A singularidade do episódio na estrutura
do poema épico: lirismo e intimidade; Heitor e Astíanax; a prece de Heitor. A
morte como esquecimento. Por uma cultura da memória: os essomenoi. O epitáfio
imaginário de Heitor. O cerne da linhagem paterna, o genos.
Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Sêma e
graphê. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Do concreto ao
abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino.
A balança de Zeus. Solaridade dos heróis homéricos.
Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia.
Simbologia dos disfarces.
A aristeia de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de
guerra. Os feitos de Sarpédon, filho de Zeus e de Europa.
Canto XIV: o dolo de
Hera. Manifestações do belo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política
de alianças.
Canto XVI: Patrocleia. A morte de Sarpédon. Rituais e cortejo
fúnebre:Hypnos e thanatos; a função de Hermes psicopompo.
Apresentação dos cantos 1-9 da Odisseia
Odisseia. O Mundo Helenístico
16 Março 2018, 14:00 • Sofia Frade
A Odisseia: conclusão.
A época arcaica
15 Março 2018, 12:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
A lírica arcaica: os vários subéneros: poesia elegíaca, guerreira, erótica ou mitológica e gnómica ou moralista; a poesia jâmbica e a lírica coral e monódica. Os poetas e os temas. Leitura de excertos.