Sumários

A dança como forma de intervenção urbana: manifestações marginais à dança teatral

10 Janeiro 2025, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise das Jam Sessions no Parque dos Continuadores em Maputo (vários bailarinos, 2010): relevância crítica do contexto cultural; arte de protesto; a dança como meio de intervenção política. Visualização de cena de Singing in the rain (Gene Kelly, 1952): o movimento enquanto forma de interpelação e intervenção no espaço urbano; o alcance socio-político da dança popular. Balanço das aulas. 


A educação somática e sua relação com a dança

8 Janeiro 2025, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao campo de estudos da Educação Somática: origens histórico-culturais; metodologias práticas; relação com a dança e outras práticas corporais; protagonistas principais; repercussões epistemológicas. Exercício prático em torno de um conjunto de práticas somáticas e discussão colectiva.


A Companhia Nacional de Bailado (cont.)

20 Dezembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise da 2ª parte do filme de Cláudia Varejão (2016) No escuro do cinema descalço os sapatos. A diversidade de processos e abordagens de criação: técnicas, princípios estéticos, recepção crítica. Visualização e discussão de vídeo sobre a instalação performativa Feeling (2024), a decorrer no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, com curadoria de António Barbosa e Lúcia Saldanha.


A Companhia Nacional de Bailado: características de uma companhia de repertório clássico e contemporâneo

18 Dezembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise da 1ª parte do filme de Cláudia Varejão (2016) No escuro do cinema descalço os sapatos: condições transversais de produção, criação e actuação que envolvem o trabalho de uma companhia de repertório clássico e contemporâneo.


Protagonistas da dança contemporânea: Sofia Dias & Vitor Roriz

13 Dezembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao trabalho de Sofia Dias & Vitor Roriz: características estéticas; relações com o teatro; exploração de uma coreografia da palavra; o papel da voz nos seus trabalhos. Visualização do episódio 8 da série Portugal que dança (RTP2,  2017) dedicado ao trabalho da dupla de coreógrafos. Conversa em torno dos processos criativos e as várias dimensões do fazer artístico em dança.