Sumários

Nova Dança Portuguesa: contexto histórico e motivações estéticas

22 Novembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico da dança em Portugal até ao 25 de Abril de 1974. As transformações culturais, sociais e políticas que permitiram o surgimento da chamada  Nova Dança Portuguesa na transição para a década de 1990. Aspectos transversais à prática diversificada desta geração de criadores e sua importância no desenvolvimento das artes performativas contemporâneas. Introdução ao trabalho de Joaão Fiadeiro, Madalena Victorino e Francisco Camacho. Visionamento e análise de excertos de Self(ish)-Portrait (João Fiadeiro, 1995),Vale (Madalena Victorino, 2009) e Nossa Senhora das Flores (Francisco Camacho, 1993). Apresentação do enunciado do trabalho final.


Nova Dança Belga: Anne Teresa de Keersmaeker e Wim Vandekeybus

20 Novembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker (ATK): relação com a música; características estéticas; percurso profissional (fundação da Companhia das Rosas e da Escola P.A.R.T.S.); visionamento e análise de excertos de Rosas Danst Rosas (1983) e The Song (2009). Introdução ao trabalho de Wim Vandekeybus: inspirações estéticas; trabalho com Jan Fabre; características coreográficas; visualização e análise de um excerto de What the body does not remember (1987). 


Novas Danças Europeias: França e Bégica

15 Novembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e discussão de excerto do vídeo Breathing show (1999, Bill T. Jones). Introdução à Nouvelle Danse Francesa e Belga: enquadramento histórico; características principais (descomprometimento ideológico, transdisciplinaridade, investigação sobre o movimento, novos vocabulários). Introdução ao trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker (ATK). Visionamento e análise de excerto de Fase (1982).


Os anos 80 nos EUA: o trabalho de Bill T. Jones & Arnie Zane

13 Novembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e discussão do filme Lissabon Wuppertal Lisboa, de Fernando Lopes (1998). Principais transformações da prática de dança contemporânea nos anos 80 do mundo ocidental: aumento dos circuitos de distribuição artística (comércio da arte); maior enfoque no produto artístico (espectáculo); estreitamento da relação entre a criação artística e as causas sociais (dimensão política explícita). Introdução ao trabalho de Bill T. Jones & Arnie Zane: inspirações sociais; relevância do contexto histórico-cultural dos artistas enquanto matéria de criação; provocações estéticas. Visualização e análise do vídeo Rotary Action (1985, Bill T. Jones & Arnie Zane).


O Teatro-Dança de Pina Bausch

8 Novembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: influências expressionistas; enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização e análise de excertos da Sagração da Primavera (1975), Café Muller (1978) e Masurka Fogo (1998), de Pina Bausch.